Acção simultânea dos sentidos e o design criam experiências que encantam

A sinergia dos estímulos sensoriais.

As emoções influenciam grande parte das nossas decisões, que frequentemente estão conectadas aos sentidos. A percepção sensorial, como a visão,  a audição, o tacto, o paladar e o olfato, têem um grande impacto nas nossas respostas emocionais.  Por exemplo, uma música pode evocar nostalgia, um cheiro pode trazer lembranças felizes ou tristes, e a visão de algo bonito pode gerar sentimentos de alegria. A maneira como experimentamos o mundo ao nosso redor através dos sentidos contribui para o estado emocional que vivemos.

O marketing sensorial estimula os cinco sentidos do ser humano (visão, audição, olfato, tacto e paladar) com o objectivo de criar uma ligação emocional  profunda com os consumidores.  Quando activas estes sentidos, as marcas conseguem gerar experiências que não só atraem a atenção, mas também influenciam o comportamento de compra e lealdade à marca, a utilização dos sentidos, vai além  de uma simples percepção. Trata-se de moldar a experiência do consumidor de forma a envolver emoções, memórias e associações, tornando a marca inesquecível e proporcionando uma sensação de imersão.


Despertar os sentidos com delicadeza.

O design é o meio pelo qual o marketing sensorial é implementado, a estética visual,  a sonoridade de um ambiente, a sensação táctil  do produto e até o sabor de algo  consumido são criados e geridos por designers, que têm um papel vital na construção da experiência sensorial. Pelos caminhos que trilhamos o design passou de maneira subtil.

Isto significa que o design é um elemento essencial que traduz as estratégias de marketing sensorial em experiências tangíveis e imersivas. Actua como um meio de criação de estímulos sensoriais que envolve os consumidores, provocar emoções e memórias que influenciam seu comportamento de compra.

O design pode ser devido no marketing sensorial em diversas áreas cada responsável por activar um ou mais sentidos do consumidor, cada aspecto torna o design uma ferramenta essencial para marcas que buscam criar experiências impactantes.


A forma como o design estimula os sentidos e os converte em experiências artísticas

Psicologicamente, é impossível estarmos sempre motivados, mas todos os dias filtramos sentimentos mediantes aos nossos sentidos. Por exemplo o aroma do pão, o perfume que recorda os melhores instantes, o sabor do bolo de maracujá, a imagem na tela do telemóvel com várias  cores que transmite melancolia, o ritmo que ouvimos ao acordar cedo, e a textura da massa de biscoitos, o design está em cada movimento que damos e na perspectiva de quem vê, sem esquecer que a arte imita a vida.

A imagem ilustra a combinação da arte e comunicação visual

A arte da comunicação visual

De acordo com o provérbio ver para crer, nos dias em que vivemos as pessoas são atraídas pelo que vêem. O design é o primeiro ponto de contacto com o consumidor, sendo responsável por atrair a atenção e criar uma identidade visual distinta, elementos como cores que têm o poder de evocar emoções e influenciar o estado de espírito. Por exemplo, o azul transmite confiança e tranquilidade, enquanto o vermelho pode evocar excitação ou urgência. A tipografia, formas e layout, os estilos de fontes e a disposição dos elementos no espaço podem criar uma sensação de ordem, modernidade ou tradição, alinhando-se à mensagem da marca.


A imagem lustra como os sons podem influenciar na experiência do consumidor

Os sons na experiência do consumidor

A audição é um sentido poderoso quando aplicado ao marketing sensorial. Sons, músicas ou até mesmo o silêncio podem influenciar significativamente a percepção de um consumidor sobre uma marca. O design sonoro busca criar uma paisagem sonora que complemente a atmosfera da marca e que reforce seus valores. A escolha de músicas para ambientes comerciais tem um impacto profundo no comportamento de compra. Por exemplo, músicas calmas em lojas de roupas de luxo podem transmitir uma sensação de exclusividade e sofisticação.

Algumas marcas, como a Intel com seu famoso “vamos lá falar”, ou a Coca-Cola com os sons do abrindo uma garrafa, utilizam sons específicos para criar uma associação imediata com a marca, tornando-a facilmente reconhecível.

A Influência do toque na experiência do consumidor

O sentido do tato é activado por texturas, superfícies e materiais usados tanto no produto quanto no ambiente onde o consumidor está imerso. O design de tato é uma ferramenta poderosa para reforçar a experiência sensorial.

 A sensação ao tocar um produto pode afetar a percepção da sua qualidade. Por exemplo, um celular com acabamento suave ou uma embalagem de perfume com uma textura diferenciada podem gerar sensações de luxo e sofisticação.

 

O efeito do aroma

O olfacto é um dos sentidos mais ligados à memória e à emoção. O uso de fragrâncias no ambiente, nos produtos ou nas embalagens pode activar emoções e criar uma experiência sensorial duradoura.

 Marcas como Abercrombie & Fitch criaram uma identidade única com o uso de fragrâncias em suas lojas. A associação de uma fragrância com uma marca pode gerar um vínculo emocional forte e inesquecível.

O design no marketing sensorial é a chave para criar experiências de marca imersivas e impactantes, ao trabalhar de forma integrada com os sentidos, ele potencializa as estratégias de marketing e estabelece uma relação emocional profunda com o consumidor. A exploração desses elementos sensoriais no design, torna a nossa experiência de compra não apenas uma transação, mas um momento inesquecível e imersivo.

Da autoria de: Edna Tuaira

Anterior
Anterior

CRIATIVIDADE NO PROCESSO DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Próximo
Próximo

O Poder do Design Gráfico no Mundo Reflexão sobre a Criatividade Divina e Humana