Bass Pale Ale: A Primeira Marca Registada
O uso de signos para representar serviços, negócios e/ou produtos (bens de consumo) remonta as antigas civilizações. Isto é, com a necessidade de identificar os produtores e fabricantes de determinados produtos, adoptou-se o sistema de marcar, por exemplo, os artesãos tiveram que assinar os vasos, e os pastores marcar os seus pastos de modo que, facilmente, quem apreciasse a qualidade do produto ou serviço, pudesse chegar até eles.
Inicialmente marca, signo, ou logótipo – termo vulgarmente conhecido, actualmente – tiveram a mesma função que a de hoje, que é de representar o provedor de serviços. Porém, durante séculos as marcas não tinham um registo formal, não obstante reservados os direitos autorais.
Importa compreender que o registo de uma marca é um processo que se difere dos direitos autorais, pois, enquanto o primeiro protege a marca como propriedade intelectual privada – protege o uso da marca contra os concorrentes e/ou qualquer pessoa que não possua permissão para mexer; o segundo pode ser usado em alguns casos por qualquer um, basta que dê créditos ao autor de determinada obra, embora possa também restringir, até certo ponto, o uso dela, ele não protege um bem em sua totalidade tal como o registo.
Nos finais do século XVIII, William Bass introduziu a cerveja Bass Pale Ale, que viria a ser a mais comercializada no Reino Unido nos séculos subsequentes. Bass Pale Ale ficou conhecida como a primeira marca a ser registada no Reino Unido em 1876.
O triângulo vermelho foi uma das primeiras entre várias marcas a ser largamente reconhecida como consequência da repetição. Sendo marca de cerveja, ela foi o objecto bastante explorado pelos artistas no século XIX em obras de artes plásticas. Édouard Manet foi um pintor Francês considerado pioneiro do movimento modernista, embora ele em vida advogara não pertencer a nenhum movimento; ele que através das técnicas mistas – impressionismo com elementos realísticos – fez a pintura “Um bar no Folies”, onde incluía cervejas com o logótipo da Bass Pale Ale.
Outros pintores como Picasso, também retratavam em suas obras, cenários daquela época e por esse motivo, talvez, incluíam em suas obras as garrafas da Bass Pale Ale como elementos comummente da época, fazendo assim, o que chamamos de publicidade, embora de forma inconsciente.
Entretanto, hoje em dia, quase todas pequenas, médias e grandes corporações têm a sua marca registada e isso ajuda para que se evite ao máximo plagiar as marcas já existentes, porque as que já estão registadas possuem um privilégio e são reconhecidas a nível de instituições responsáveis pela protecção de propriedade intelectual das marcas.