Construções ecológicas como um estilo de vida

Em vários cantos do mundo, a construção usando recursos renováveis começa a ser mais comum, embora, esta prática não seja actual, pois nos tempos passados, na época dos nossos ancestrais, já era recorrente encontrar casas feitas com materiais extraídos da própria terra, como as casas de barro, ainda hoje possível de encontrar em algumas províncias de Moçambique

Não se pode negar que vários factores foram determinantes e contribuíram para que este tipo de construção fosse diminuindo, acabando dessa forma por cair em desuso. Por via disso, outras formas de se construir vieram, através de outros tipos de materiais. 

Actualmente, por causa das políticas de conservação do meio ambiente e tantos outros factores como a falta de água, as mudanças climáticas, o aumento populacional, desmatamento e deslocamentos populacionais, tem-se resgatado a construção através de materiais renováveis. 

Em alguns casos, acaba-se por replicar os modelos de tijolo, pedra e aço de edifícios históricos, modernos e sofisticados em construções de madeira.

Nos Estados Unidos da América (EUA) há o T3 “Timber, Transit and Technology” - que traduzido para Português fica Madeira, Trânsito e Tecnologia. Este é o primeiro grande edifício de escritórios de vários andares construído com recurso a madeira, tendo sete andares e quase vinte e um mil metros quadrados de área útil.

Imagem: WooWorks

O prédio foi inaugurado em 2016 e, na altura, tornou-se a estrutura mais alta de madeira construída no país. Além de ser um modelo sustentável, demonstrou-se uma construção eficiente, porque segundo os arquitectos, em comparação com construções de tamanho semelhante com estrutura de concreto ou aço a velocidade desta construção foi mais rápida, tendo levado apenas 10 semanas.

O T3 foi edificado com o único material estrutural que vem de um recurso renovável, a madeira, desde a madeira projectada até à laminada, a madeira laminada foi feita de árvores que foram mortas por besouros do pinheiro (insectos). Esta madeira  foi usada para construir vigas, telhas, pisos, colunas, o prédio tem a estética desejável de um antigo armazém, resolve todos os problemas de eficiência energética acústica e luminosa. 

Este é o resultado de uma colaboração envolvendo Hines, com sede em Houston, Michael Green Architecture, com sede em Vancouver e DLR Group, com sede em Minneapolis. 

Fora a todos os benefícios da construção moderna, esta construção também mantém o charme que acaba atraindo muitos inquilinos. 

Tem a capacidade de acomodar mais trabalhadores em um espaço pequeno, atendendo aos objectivos de lidar com espaços tão densos, em 9,2903 metros quadrados por pessoa, ao mesmo tempo oferece aos funcionários um ambiente autêntico e acolhedor. 

Imagem: Hines

Os arquitectos disseram para a revista Dezeen que o projecto demonstrou para os líderes da indústria que ainda não estavam convencidos com este tipo de construção, que a construção com madeira maciça não é apenas sustentável, mas preferível.

As construções recorrendo a recursos sustentáveis ou em forma de reciclagem em substituição de alguns materiais convencionais, também podem ajudar às pessoas  refugiadas de guerra ou vítimas de catástrofes naturais. Na zona centro de Moçambique, alguns deslocados de guerra, puderam se beneficiar de casas feitas de garrafas plásticas e de vidros encontrados na lixeira da vila de Gondola em Manica, por exemplo. 

Imagem: Público

Este projecto teve início em 2021, sendo uma iniciativa humanitária da Igreja Anglicana em Moçambique que visa ajudar a reconstruir a vida de deslocados de guerra e dar lares melhores para idosos, viúvas e órfãos. O padre anglicano da igreja evangélica de Gondola, Francisco Charles, disse ao Site Diário Económico, que viu-se a necessidade de resolver as condições precárias de habitação, após uma ajuda inicial com vestuário e alimentos. 

Na zona sul, em Macaneta, existe a Casa de Vidro, que conforme o nome sugere, é feita em maior parte de garrafas de vidro colectadas em várias praias e ruas, projecto encabeçado pela Cooperativa Ambiental Repensar.  Estas formam um grupo de iniciativas que replicadas e devidamente estruturadas podem figurar uma forma mais ecológica e amiga do ambiente para a construção.

Imagem: MzNews

Outros exemplos de construções modernas que seguem o modelo de construção ecológica podem ser encontrados noutros cantos do mundo, como na Alemanha e no México.  

Anterior
Anterior

ABERTA A SEGUNDA EDIÇÃO DA BOLSA DE CRIAÇÃO BDPALOP

Próximo
Próximo

ChatGPT, O Futuro Chegou?