Do Lixo à Luz: Adolescente Desenvolve o futuro de Marracuene à Sustentabilidade Elétrica
Adolescente e aluno da 10ª classe residente no distrito de Marracuene-Maputo, Nélio, destaca-se por seu notável talento como inventor. Com apenas 17 anos de idade, desenvolveu um sistema inovador capaz de gerar eletricidade a partir de materiais reciclados, especificamente, um inversor de frequência caseiro.
O dispositivo tem a capacidade de produzir corrente elétrica para abastecer residências, sendo capaz de alimentar até três casas inteiras, fornecendo energia para diversos eletrodomésticos e até mesmo carregando a bateria de um veículo, tudo isso utilizando materiais reciclados, com exceção de alguns multímetros.
O processo de criação de Nélio começa com a seleção cuidadosa de componentes e peças, que ele posteriormente utiliza para construir fontes de distribuição de energia. O inversor fruto de sua criação, é notável por sua habilidade de converter energia alternada fixa em corrente elétrica variável, possibilitando o controle preciso da energia consumida através da variação da frequência.
O adolescente passa maior parte de seu tempo em um laboratório improvisado, onde resgata e reutiliza materiais de eletrodomésticos descartados.
O conhecimento e habilidades do pequeno cientista, foram em grande parte adquiridos por meio de pesquisa independente, enquanto ele buscava compreender o que causa a falha em dispositivos, e, com tentativas e erros, aprimorou suas habilidades.
Além do sistema de geração de eletricidade, Nélio também possui uma bobina de indução magnética inspirada nas inovações do cientista Nikola Tesla. A bobina permite a transferência de corrente elétrica sem a necessidade de fios condutores, resultando em uma fonte de energia limpa e sustentável.
O jovem prodígio acredita que seu projecto tem potencial para ser ampliado em escala, possibilitando que toda a população tenha acesso a essa forma de energia. Demonstrou sua eficácia ao iluminar sua própria rua com apenas uma bateria ligada à solução, o que indica a possibilidade de fornecer energia à comunidade inteira.
Sua inspiração vem de renomados cientistas como Nikola Tesla e Albert Einstein. As inovações do jovem, não apenas reflectem a sua capacidade criativa e inovadora, mas também apontam para a possibilidade de implementar projectos transformadores em grande escala, fornecendo acesso àfontes de energia limpa e sustentável para as comunidades.
No mesmo ano, um projecto notável que atraiu significativa a atenção pública foi concebido por Gisela Chimoio, uma adolescente de 16 anos residente na cidade da Beira.
Com engenho e criatividade, Gisela desenvolveu um sistema de despertador e sensor eletrônico, cujo propósito principal é fornecer uma camada adicional de segurança à comunidade local, contribuindo activamente para a redução de roubos e assaltos em residências.