PEPSI com novo logotipo e nova identidade visual

Na última terça-feira (28/03), quinze anos depois do seu último redesign, a PEPSI revelou o novo logotipo e estratégia de marca, que tem como data prevista para lançamento o próximo semestre, primeiro na América do Norte e, globalmente, no próximo ano (2024).

Imagem: MarcasMais

A nova identidade visual vem em comemoração do centésimo vigésimo quinto aniversário da companhia e traz  lembranças passadas com um toque do presente, pois lembra uma versão do logotipo dos anos noventa, porém com a incorporação de elementos modernos. 

Não se pode negar que quando se fala em PEPSI, a imagem que muitos têm é das letras em caixa alta com a escrita da palavra PEPSI dentro do círculo, sem esquecer claro das cores emblemáticas da marca azul, branco, vermelho. 

Só que na realidade não é assim, já faz alguns anos que a marca tem a escrita do lado de fora ao lado do círculo e a palavra tem um tom bem suave. Factor que motivou a mudança que a PEPSI está a fazer.

Imagem: EmbalagemMarca

O director de marketing, Todd Kaplan, disse à CNN Portugal que a letra minúscula, em itálico, o azul é um pouco desmaiado e não exala aquela confiança e energia que a marca realmente representa. 

O novo logotipo traz PEPSI em letras maiúsculas e no meio do círculo, embelezado através da faixa branca ondulada entre as ondas vermelhas e azuis, permitindo assim com que a marca chegue mais próximo do que se pretende. Tentando desta maneira resgatar a memória afectiva dos consumidores. 

As novidades trazidas pela PEPSI com a nova identidade visual são muitas, há o distanciamento da companhia com o açúcar, que se reflecte pela cor preta, demonstrando desse jeito o compromisso da marca por meio da linha PEPSI Zero Açúcar. Segundo a CNN, o CEO da PepsiCo, Ramon Lagarta, disse que Zero, “será o centro da estratégia da marca PEPSI", isso em fevereiro durante uma ligação com analistas. 

Imagem: CNN

Atualmente, não são poucas as empresas que têm se focado em produtos e marcas sem açúcar, não sendo uma excepção a PepsiCo. 

Em Março deste ano a PEPSI mudou a receita, trazendo uma nova fórmula com uma quantidade menor de açúcar, com uma mistura de adoçantes para manter a característica da PEPSI.

O preto da PEPSI Zero Açúcar começa com a marca da palavra, depois contorna o globo até se espalhar no que a equipa de design da PEPSI chama de “pulso”, um modelo digital que se propaga a partir do logotipo e se anima com qualquer batida de fundo.  

Imagem: GrandeConsumo

Movimento e animação são características que estão a acompanhar a nova identidade visual da marca, permitindo assim maior flexibilidade para a PEPSI se movimentar entre espaços físicos e digitais, como prateleiras de varejo e digital.

Na nova paleta de cores actualizada, além do preto apresentam-se cores vibrantes como a cor azul elétrico, isto para trazer contraste, vibração e um toque contemporâneo ao clássico desenho de cores da PEPSI.

Imagem: MarcasMais

Desde a fundação da empresa este é o décimo segundo logotipo a ser lançado e o primeiro actualizado desde o ano de 2008. A PEPSI existe há 125 anos, tendo como data de fundação o ano de 1898.

Muitas empresas fazem o redesign dos logotipos das suas marcas, de tempos em tempos, como forma a se adaptar às circunstâncias apresentadas pelo mercado e corresponder às  necessidades exigidas pelo mesmo.

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