Pesquisa demonstra que o e-mail está entre os canais preferidos dos consumidores
O e-mail (diminutivo do termo inglês “Eletronic Mail” que, em português é “Endereço Eletrónico”) continua a ser um meio fundamental no contacto entre empresas e clientes, isto foi destacado no relatório CX Trends 2023, onde se revelou, que apesar do surgimento de novas tecnologias e plataformas digitais, as empresas ainda optam por estabelecer trocas de mensagens com os seus clientes por via do endereço electrónico.
A pesquisa que foi realizada com 2.166 entrevistados identificou que o e-mail marketing é o segundo canal mais utilizado para receber promoções, com 42% de adesão, ficando atrás somente do Instagram, que detém 59% da preferência.
O e-mail aparece, também, em segundo lugar, como sendo o canal mais utilizado para contactar uma empresa no pós-compra, que é utilizado por 58% dos entrevistados, de seguida vem o WhatsApp, com adesão de 63% dos participantes.
Esta pesquisa foi divulgada em abril no anuário CX Trends 2023, e reúne os principais dados sobre a experiência do consumidor, com análises de especialistas na área.
O relatório é realizado pela OctaDesk em parceria com a Opinion Box, com o apoio da E-goi Digital Solutions, e está em sua oitava edição.
Conforme Ernesto Ferreira, do Head of Global Sales da E-goi Digital Solutions, citado pelo site Design Culture, há diversos benefícios que justificam a preferência e relevância do e-mail nas estratégias de comunicação. Ainda de acordo com Ferreira, o canal não depende de algoritmos ou disponibilidade de terceiros, o que garante às empresas total controle da comunicação, integrada na sua estratégia de dados.
Ferreira também destacou a importância do cruzamento de dados para enviar comunicações extremamente relevantes e personalizadas.
O site Design Culture destaca, que as empresas estão a adoptar novas tecnologias para esse fim, como o Customer Data Platform, que integra todos os dados, associado a modelos de Machine Learning, que calculam qual o melhor produto ou serviço deve ser apresentado a este cliente. Assim as marcas conseguem estabelecer uma relação verdadeiramente one-to-one com os consumidores. Permitindo com que o envio de mensagens bastante personalizadas contribua com o aumento do envolvimento do cliente, o que reflecte num aumento de até 40% nas vendas.