ROTAS – O Google Maps dos chapas em Maputo
Jeffer Marcelino Sunde ou simplesmente Jeffer Marcelino, é o desenvolvedor de software moçambicano, responsável pela criação do aplicativo ROTAS. Uma solução tecnológica que se propõe a fornecer dados sobre rotas de chapas, tornando mais fácil o planeamento da mobilidade urbana dos usuários.
Em vários países ao redor do mundo, como Alemanha, Brasil, Portugal e tantos outros, já é possível directamente no Google Maps encontrar rotas e definir destinos para diferentes tipos de meios de transporte público, em considerável contraste com a realidade moçambicana.
Paragem de Chapa em Maputo
Foto: Adelium Castelo
O aplicativo ROTAS vem diferenciar-se de algumas soluções já existentes no país, como é o caso do Txapita, incluindo o Google Maps, à medida em que ao invés de apenas encontrar destinos e provavelmente só rotas conhecidas, se propõe a incluir rotas não muito conhecidas e mais ainda, integrar o sistema de ligações em chapas de diversas rotas a busca do principal destino do usuário.
A ideia da aplicação inicia-se no ano de 2022, junto de Jone Bulande e Elton Carlos, que em meio a alguma limitação de conhecimento técnico, só veio a ser desenvolvida em 2023, tendo até então contado com a ajuda de Alcino para o design da Interface.
Há intenção de futuramente colectar mais dados, de modo a integrar funcionalidades que realmente sejam de mais-valia para os usuários. Dentre essas funcionalidades considera-se por exemplo:
Prever enchentes nas paragens;
Sugerir melhores rotas com base em factores como a temperatura, hora, dia de semana…
Mais sobre o Jeffer
É um desenvolvedor de software apaixonado por programação, com a sua jornada iniciada em em 2018, continua estudando e dedicando o seu tempo na área até hoje. Já passou profissionalmente de algumas startups, mas também é activo na comunidade tecnológica local e foi um dos organizadores da Maputo Frontenders. É host do podcast de tecnologia, Debugando na Estrada, e também instructor num programa organizado pela Vodacom chamado Code Like A Girl.
Alguns links úteis: Matéria publicada na Revista Kabum | Conversas de IT no YouTube