Metodologia para Projecto de Design de Identidade Visual

Muitas vezes, se questionados sobre a metodologia que usam para projectar identidades visuais, boa parte dos designers responderão nenhuma ou mostrarão algum receio em responder, por duas razões; a primeira é não ter conhecimento do que é, ou seja não compreender o real significado disso e achar demasiado complexo; a segunda tem a ver com o facto de que muitos profissionais acham um absurdo se ater a uma metodologia para trabalhos criativos.

Imagem: Unsplash

Imagem: Unsplash

Vamos pôr o comboio nos trilhos; pensar que uma metodologia aprisiona pode não ser um facto, ou se é, tem a ver com a forma como cada profissional a encarra, sendo que não se trata de um caminho rígido, mas de um modo de conhecer e acompanhar o processo criativo de um projecto, do início até o fecho do ciclo. Apesar de muitos não admitirem, de alguma forma aplicam regularmente as mesmas etapas para resolver problemas semelhantes ou do mesmo campo – isso é metodologia (inconsciente) - A forma como um procedimento é ordenado para atingir um resultado, é uma metodologia.

Encontrar um procedimento e adaptá-lo ao seu trabalho, ou criar seu próprio ciclo é interessante porque ajudará a ser o detentor do seu trabalho, estará sob controlo, criará autoconfiança e ajudará na sua interacção com o cliente. A maior parte das metodologias de design de identidade visual concordam em muitos aspectos, como; a colecta de informação, tratamento de informação, definição da voz da marca, criação da linguagem visual, criação de pontos de contacto, normalização e implementação. Sintetizamos esta informação em sete passos imprescindíveis, nomeadamente:

 

1. Briefing

O briefing responde à fase da colecta de informação, de compreensão do projecto. Pode ser feito em um documento que vai conter todas as especificações do projecto a ser desenvolvido. Não existe regra nem dimensionamento para este tipo de documento, pode ser elaborado e enviado em word, um formulário electrónico, ou uma descrição concisa e objectiva. Dentre outros aspectos, pode incluir informações sobre:

- Cliente;

- Projecto;

- Marca/ produto;

- Objectivo;

- Recursos;

- Localização;

- Etc.

Imagem: Unsplash

Imagem: Unsplash

 

2. Conceito

Com as informações recolhidas na primeira fase definimos um rumo a seguir. Nesta fase podem ser inclusos os pontos sobre:

- Contexto da marca;

- Investigação;

- Mercado-alvo;

- Voz de marca;

- Inspiração;

- Alcance.

 

3. Design de identidade

A identidade visual é criada, a partir de seus elementos imprescindíveis; os símbolos, o logotipo, as cores, a família tipográfica, entre outros.

- Investigação;

- Exploração gráfica;

- Definição de ADN Gráfico;

- Conceptualização;

- Desenvolvimento de pontos de contacto (visualizações).

Identidade visual da Rhodes Trust (divulgação)

Identidade visual da Rhodes Trust (divulgação)

 

4. Apresentação

O trabalho é sistematizado em um documento para ser apresentado ao cliente, com toda a lógica até a solução criada. Nesta fase é importante resolver questões como:

- Compilação de informação gráfica;

- Estrutura de apresentação;

- Revisão geral;

- Apresentação ao cliente e colecta de feedback.

 

5. Normalização da identidade visual

O Manual de Identidade Visual é um guia técnico para uso dos padrões visuais e verbais na comunicação de uma marca. Após a criação e aprovação da identidade visual é importante a sua concepção, no sentido de:

- Garantir uma correcta propagação da marca;

- Facilitar o uso da marca;

- Economizar tempo e dinheiro na criação e produção;

- Ajudar na manutenção de características da identidade visual.

Imagem: Unsplash

Imagem: Unsplash

 

6. Finalização, preparação e entrega de arquivos de entrega

- Manual de identidade visual;

- Família tipográfica;

- Cores;

- Assinatura completa

 

7. Implementação da identidade visual

Todo o trabalho culmina com a implementação do sistema de identidade visual, que inclui,  sempre que possível, o acompanhamento do designer nesta fase inicial, para garantir que toda a linguagem criada não sofra deformações, mas também porque é possível que tenha de fazer algum ajuste de em algum tipo de material, que não tenha sido possível verificar nas fases anteriores.

Anterior
Anterior

Relacionamento com Clientes

Próximo
Próximo

Estratégia de preços para criativos