A marca Fabriano estreia nova ‘cara’ pela Pentagram

Fabriano é uma das fábricas mais antigas na produção de papel na Europa. A marca possui mais de 800 anos de existência, tendo se transformado em um símbolo de qualidade ao logo do tempo; grandes artistas usufruíram dos seus produtos, artistas como Michelangelo, Bruno Munari, Giambattista Bodoni, só para nomear alguns entre vários e, foi também o papel usado no contexto da invenção da prensa móvel para produção de papel-moeda para o uso público.

No início do ano 2021 a Pentagram (fundada em 1972 por Alan Fletcher, Theo Crosby, Colin Forbes, Kenneth Grange e Mervyn Kurlansky na Needham Road, Notting Hill, Londres. Com vários escritórios e com uma vasta equipa que trabalha de forma independente), foi encarregada a desenvolver uma nova identidade visual para Fabriano, sendo a equipa responsável a de Harry Pearce composta por Johannes Grimmond, Tiffany, Daren Howells, Frederico Gaggio e Rare Partners. 

O desafio proposto a Pentagram foi o de recriar a identidade visual da Fabriano para uma marca mais moderna sem comprometer a sua essência – uma marca com uma rica tradição. E nesse processo foi concebido uma identidade visual robusta e contemporânea realçando a sua reputação garantindo que permanecesse relevante no mundo das artes e expressão criativa.

Tipografia personalizada com base no logótipo

Entretanto a equipa aperfeiçoou a marca original, recriando uma marca mais robusta e contemporânea trabalhando em todos os seus caracteres para que se adequem tanto nas plataformas digitais assim como nas físicas. Inspirado na sua rica história, a equipa desenvolveu uma tipografia baseada no novo logótipo, obtendo uma tipografia sem serifa moderna e criativa. 

O aspecto elegante da tipografia permite uma variedade de expressão tipográfica e é acompanhada com o suporte tipográfico pela família sem-serifa Hans Nova. 

No âmbito da construção de uma identidade visual mais eclética foi, através do logótipo, criado um monograma para ser usado em situações impossíveis de articular o logótipo. Monograma criado baseado no logótipo, onde foi ligado os caracteres f e A pela trave do f. A letra A é representada por uma haste a esquerda posiciona em forma vertical e do lado esquerdo uma haste que está numa perspectiva oblíqua equivalente a 42˚. Foi também projectado para que fosse usado como grafismo.

É possível verificar que a identidade visual é dominada pela escolha de cor monocromática, e isso deve-se ao facto e/ou necessidade do logótipo assim como o monograma permanecerem neutros e consistentes no espaço de cores onde eles serão aplicados. 

A configuração dos icons segue a estrutura dos caracteres do logótipo com uma inclinação oblíqua relativa a 42˚. O propósito da concepção desse sistema de icons é o de representar os atributos de cada tipo de papel, assim como várias ferramentas artísticas. 

Essa identidade visual já está sendo usada, facto este que pode ser concluído nas páginas das redes sociais da marca Fabriano. 

Contudo, esse trabalho da Pentagram pode ser um caso de estudo sobre a noção e o poder de design na actualidade onde o criativo é sempre associado a ideia de concepção de soluções folclóricas, o que não corresponde a verdade visto que a reputação de uma marca é construída pela qualidade dos produtos e dos serviços que a empresa oferece, mas a marca é criada pelos profissionais da área, Designers gráficos.







Aboubakar Bin

Aboubakar Bin é designer gráfico, pesquisa e escreve conteúdos relacionados a design gráfico, natural de Maputo. Estudante de licenciatura em design no ISArC. É fundador do podcast Design informa.

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