Cadeiras Gigantes colocadas na caminhada artística The Line, em Londres

O designer nigeriano-britânico, Yinka Ilori, criou duas cadeiras grandes decoradas com uma impressão colorida de cera holandesa para sua instalação “Types of Happiness”, no leste de Londres.

As cadeiras têm três metros de altura, são feitas de uma estrutura interna de aço com estofamentos de fibra de vidro e pintadas com uma cor brilhante. Elas estão localizadas na caminhada artística The Line, na área de Royal Docks, no leste de Londres, as duas cadeiras representam felicidade e orgulho. 

Imagem: Dezeen

As duas cadeiras projectadas, na The Line, originalmente fazem parte de uma colecção ampla, que é formada por seis cadeira de tamanho normal - “As cadeiras nasceram de um projecto de passagem subterrânea que fiz em Battersea, Happy Street, onde também me pediram para hospedar uma mini-exposição para a comunidade. Elas foram inspiradas nas cores do viaduto e nas cores que representam a felicidade, as seis cadeiras originais eram de tamanho normal, essas são versões de duas delas”, disse o designer ao site Dezeen. 

A decoração das cadeiras apresenta cores fortes, elas estão cobertas com um modelo que lembra as estampas de cera holandesa - também conhecidas como estampas de cera africanas, vulgo “capulanas” - que são comuns na África Ocidental e Central. 

Uma apresenta uma impressão de olho marrom e laranja, enquanto a outra tem folhas e bagas azuis e verdes em um fundo laranja. 

Imagem: Dezeen

Para o Dezeen Ilori disse que sempre foi obcecado por cadeiras, coleccionando cadeiras em Londres e meio que recontando suas histórias, acrescentou dizendo - “Estou basicamente olhando para a cadeira, seja a cadeira da tia de alguém ou da sua avó passada para o filho ou a filha, e reimaginando suas narrativas, mas tentando incorporar minhas histórias pessoais nessas cadeiras. Estou passando essa narrativa para permitir que o usuário adicione sua própria história. Trata-se de ver como objectos mundanos podem ser uma plataforma para manter histórias ou partilhar memórias e voltar às minhas raízes originais de cadeiras e narrativas”.

 O designer revelou ao Dezeen que continuará a explorar cadeiras este ano e está a trabalhar com uma marca de moda para criar várias delas para uma instalação durante a feira de arte Frieze Seoul. 

Imagem: Dezeen

Os projectos recentes de Ilori incluem sua primeira loja pop-up, que apresentava expositores modelados em edifícios em Burkina Faso, e uma exposição dedicada ao seu trabalho no Design Museum de Londres .

Anterior
Anterior

A história e a evolução do Web design (cronologia) - Part.3

Próximo
Próximo

Home Office: Projecção em 3D mostra como serão trabalhadores domésticos em 2100