Damage: calçados de ficção científica de Sruli Recht para um futuro pós-traumático

Sruli Recht

É como uma espécie de resposta ao nosso futuro, relacionado às mudanças climáticas, que, o artista e designer islandês Sruli Recht criou uma colecção que responde, na sua visão, às necessidades funcionais da humanidade.

O trabalho, desenvolvido em colaboração com a consultora criativa INDUSTRY, em Portland, Oregon, compreende calçados para três condições diferentes - VENICE_HEEL - HI / Lo, calçado para caminhada em águas profundas; PHASE_CHANGE, um calçado para resfriar o corpo em calor extremo; e Un_BALANCED, um calçado que trata dos problemas de equilíbrio terminal da população em envelhecimento.

sruli-6.jpeg

Porquê calçado? Recht acha que os sapatos definem essencialmente o seu movimento, e quando os humanos estão no centro da destruição do nosso planeta, como será o nosso movimento?

“O calçado é uma coisa única; ela nos conecta à terra durante grande parte do dia. Mas os dias estão a mudar. Cada cidade está a inundar ou a pegar fogo. A colecção destaca a nossa capacidade de sermos dinâmicos e continuarmos a mudar à medida que mudamos o nosso clima ”, afirma Recht.

Através de Damage, Recht espera iniciar conversas importantes sobre a condição humana e a “falta de atenção, educação e acção” de nossa parte, é acrescenta, “expressa opiniões sobre os resultados de descuido, direito e impulsividade, como resultado de lacunas na educação, ganância e uma desconexão com o meio ambiente. ”

Embora a colecção seja uma obra de ficção, Recht afirma que “a ficção de design é uma ferramenta incrivelmente eficaz, é uma evolução na narrativa, sempre foi”. Ele sente que a ficção de design cria uma memória visual difícil de abalar e acredita que o público se colocará na história, o que “cria um caminho para uma forma de empatia com o tema”.

 “A ficção científica não tem como objetivo nos desconectar dos problemas do mundo real, ao invés disso, destaca uma exploração especulativa de para onde iremos a seguir”, afirma o autor do projecto.



Fonte: designindaba.com

Anterior
Anterior

D-Prize: Competição Global em busca de novos empreendedores sociais

Próximo
Próximo

Estratégia de preços para criativos