De onde vem o Lorem Ipsum?

Se você é designer ou já pesquisou por alguns modelos de folhetos, livros e outros formatos de publicação impressa e online, com toda a certeza já se deparou com algum texto iniciado por lorem ipsum. Afinal de contas o que é e de onde vem isto? Porque é que os designers usam tanto?

 

A motivação para escrever este artigo, tem em parte uma natureza para lá de cômica. Em visita a um grupo de troca de impressões profissionais em design, acendeu o debate sobre as origens deste termo e seu impacto aos olhos do cliente. A dado momento um designer partilhou a experiência que teve com a sua cliente após ter apresentado a ela o material criado, de modo a colher a sua sensibilidade, e em jeito de feedback ela disse: olha, gostei muito do material, na verdade amei, só não gostei dessa invocação do demónio. (Risos...) Quero acreditar que você já imagina a que “invocação” ela se referia, isso mesmo, ao nosso tão querido lorem ipsum.

Cícero. Fonte: getlorem.com

Cícero. Fonte: getlorem.com

O que é e qual é a sua relacção com o design?

O lorem ipsum é um texto de origem latina, atribuído a parte do De finibus bonorum at malorum, o “tratado sobre o bem e o mal, ou por outras, sobre a teoria da ética”, escrito em cerca de 45 aC, por Cícero.

 

No contexto do uso em trabalhos editoriais, foi adaptado eliminando propositadamente algumas das suas palavras e acrescendo outras de modo ficar sem nenhum sentido específico, para de forma padronizada ser usado em criação de fontes e análise de espaçamento em projectos editoriais de grandes ou pequenos volumes. O seu uso remonta do século XVI, quando a necessidade de configurar as impressões forçava a inserção de algum texto de enchimento para compor a página e servir de amostra do comportamento da tipografia no layout, mesmo sabendo que não seria publicado no projecto final. Deste modo foi substituído o mecanismo anteriormente usado para indicar o espaço em que seria ocupado pelo texto, que consistia em desenhar linhas onduladas no exacto local onde se previa inserir um texto.

 

Com a sua popularidade a transpor os séculos, o lorem ipsum era já encontrado em geradores automáticos de palavras isoladas e até mesmo parágrafos em sites específicos, como por exemplo o lipsum.com ou o getlorem.com de onde era copiado para inserir-se à uma dada composição. Desde alguns anos para cá é possível tê-lo em programas de criação gráfica orientados para o ramo editorial, não só em pequenas palavras como massas de texto capazes de preencher colunas inteiras.

Imagem: umbler blog

Imagem: umbler blog

Quando e porquê usar?

A aplicação do lorem ipsum é orientada para avaliar a eficácia de dada tipografia no layout pré-concebido. O seu uso é aconselhado à medida em que, o cliente, não entendendo o conteúdo do texto, focará a sua atenção ao que realmente é necessário, isto é, nas características peculiares da tipografia que lhe é sugerida, cenário este que não teríamos se ao invés do lorem impsum aplicássemos algum texto conhecido ou de natureza inteligível.

 

Um conselho a quem deseja usar o lorem ipsum para previsualizações de textos em português, é prestar atenção ao facto de que o idioma latino não comporta todos os caracteres usados na língua portuguesa, facto este que nos pode levar a não experienciar da melhor forma possível a aplicação da tipografia sugerida em nossos projectos.

 

E então, já teve situações em que o seu layout foi acusado de ter invocações do demônio? Partilhe connosco nos comentários as suas experiências e outras descobertas sobre o lorem ipsum.

 

Referências:

Lipsum.com

https://support.microsoft.com/

https://comunicadores.info/

Adelium Castelo

Adelium Castelo é designer de comunicação, fotógrafo e actor. Co-editor da DEZAINE, co-fundador e director de projectos da DESIGN Talk. É licenciado em Design pelo Instituto Superior de Artes e Cultura - ISArC.

Anterior
Anterior

A história pode ser a chave para inovação do design gráfico

Próximo
Próximo

3 designers africanos para inspirar-te