A história pode ser a chave para inovação do design gráfico

Imagem— aevo

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Porquê nos importamos com as coisas? Esta é uma questão muito importante para o ser humano e que pode também ser associada a área do design gráfico. Isso porque para todo projecto deve existir uma razão por detrás, ou seja, o produto do design tem que ter um determinado motivo para sua existência.

O que diferencia as culturas são os valores, crenças, hábitos, línguas e outros factores frutos da construção histórica. Entretanto, qualquer que seja a inovação que se pretenda fazer no seio de determinada sociedade, há que se considerar e respeitar a história do grupo em questão.

Sociedade é um termo que vem do latim societăs, que significa associação. Basicamente, sociedade é um grupo de indivíduos unidos pelo mesmo objectivo no qual todos acreditam e preservam.

Como designers gráficos é pertinente, ao conceber um novo produto, ter um grupo alvo bem definido, ao qual o produto se destina. Hoje – tal como fora em tempos remotos – continuam a existir amadores e principiantes que valorizam loucamente as ideias obtidas espontaneamente sem nenhum método, principalmente se for algo diferente, pois tem a falsa noção de estar a inovar porque existe uma tendência em pensar-se que basta fazer algo que não seja comum para se considerar inovação.

Nós como designers gráficos temos que ter o discernimento suficiente para compreender que a inovação resulta de um melhoramento, seja ele é pacífico ou radical. Tem que ser algo que mude, ou acrescente algo positivo aos consumidores de determinados produtos. E isso, felizmente é possível de modo não mais difícil, e talvez complexo, graças ao método projectual que o verdadeiro designer gráfico faz o uso.


 A importância do MÉTODO PROJECTUAL para inovação

Ultimamente tenho me questionado o porquê de todo mundo gostar da ideia de quebrar regras. Encontrei a resposta? Pelo contrário, só mais questionamentos. O porquê de querer quebrar as regras se elas, maioritariamente, são criadas para estabelecer o bem, harmonia e etc. Ainda não ouvi ninguém advogando a possibilidade de melhorar regras, apenas quebrá-las, só quebrar!

Método é o caminho ou ordem de proceder durante a busca de possíveis soluções. Diferente de só chegar com uma solução ilusória, o método projectual permite com que o designer gráfico poupe tempo e que no final chegue a uma solução satisfatória e adequada ao que foi proposto a resolver.

 

Pois bem, um designer gráfico é o profissional que actua, praticamente, como mediador entre o emissor (seu cliente) e o receptor (cliente do seu cliente). E nesse acto ele deve estabelecer uma comunicação efectiva, evitando com que os seus gostos pessoais interfiram nesse processo, como foi exposto acima, tem que respeitar a história do produto ou da marca em causa.

Aboubakar Bin

Aboubakar Bin é designer gráfico, pesquisa e escreve conteúdos relacionados a design gráfico, natural de Maputo. Estudante de licenciatura em design no ISArC. É fundador do podcast Design informa.

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