Designer contemporâneo Zanini de Zanine Caldas

Zanini de Zanine é um renomado designer contemporâneo, nascido em 1978 no rio de Janeiro, filho do renomado arquitecto Zanine Caldas na qual teve o privilégio de aprender e acompanhar o trabalho do seu pai desde os seus 8 anos de idade. Desde novo Zanini de Zanini sempre teve a liberdade de criar e desenvolver os seus próprios brinquedos na base da marcenaria, uma vez que ele sempre teve contacto com a marcenaria devido a influência do ciclo de amizade do seu pai que era constituídos por designers e arquitectos renomados do Brasil.

Como esperado e projectado pelo seu pai, Zanini vem sendo destaque no Brasil e no exterior devido ao seu talento e inúmeros trabalhos e de preferências feitos na base da madeira.

Fonte: Pinterest.

Fonte: Pinterest.

Em 2002, ele se formou em desenho industrial pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do rio de Janeiro e estagiou com SergioRodrigues o pioneiro a transformar o design brasileiro em industrial e torna-lo conhecido mundialmente. Em 2003 Zanini começou a produzir moveis inspirados no estilo industrial e na arquitectura urbana, em 2011 fundou o seu Studio Zanini, a qual ele usa como laboratório para desenvolvimento e criação de protótipos voltados para as peça industriais, o que ajudou a ganhar visibilidade e a ter o seu trabalho reconhecido no Brasil e no exterior. Foi nomeado designer do ano pela Maison&Objet Americas em 2015.Com 15 anos de carreira, Zanine conquistou mais de 15 prémios nacionais e internacionais, dentre esses prémios esta o Museu da casa Brasileira em 2010, ganhou por duas vezes o concurso iFDesign Awards em 2012 e 2018.

Como um grande admirador da cultura brasileira, Zanini busca nos seus trabalhos um meio de expressar a identidade brasileira a qual ele nutre paixão.

Trabalhos

Uma das características presenciais nos trabalhos de zanini é o aproveitamento de madeiras nativas brasileiras, que carregam aspectos simbólicos como força e potência para alem de dar acabamentos que destacam esses atributos.

A madeira não é a única preferência do design, materiais que remetem os móveis com estilo industrial e urbanos que façam do design sustentável.

Fonte:CasaShopping.

Fonte:CasaShopping.

Poltrona SKATE foi o primeiro trabalho de assento que o designer desenhou após terminar á faculdade de desenho industrial, a peça ganhou destaque por ser distinta e, hoje faz parte do acervo do museu histórico nacional, no rio de Janeiro.

O assento e encosto da poltrona são compostos por pranchas (shapes) de skate e com estrutura de aço inoxidável, a peça contém várias referências que teve durante a infância para Zanini a poltrona Skate revela a expressão multiculturalista da identidade brasileira.

Fonte: Pinterest.

Fonte: Pinterest.

Uma das poltronas célebres concebido por zanini, a poltrona moeda, que foi projectada a partir de grelhas de moedas.

As grelhas descartadas pela casa das moedas, que moldaram as moedas de 10 centavos brasileiras, ganham mais destaques no assento que têm como proposta um design sustentável, a poltrona remete o cotidiano do povo brasileiro, uma das características principais dos trabalhos do designer é o reaproveitamento de materiais de construção, desenvolvendo assim os estilos já mencionados.

Fonte: A Design Award.

Fonte: A Design Award.

Poltrona Serfa, fabricada com madeira de tauari e com couro natural,a poltrona foi inspirada no trabalho de Sergio Rodrigues e de Ricardo Fasanello , que foi descrito por zanini como sendo “ um autor atemporal e elegante” cujo o trabalho é lembrado pela mistura de couro metal e madeira.

Zanini de zanine tem continuado a desenvolver seus trabalhos reverente a confecção de móveis e assina peças para grandes marcas nacionais e internacionais como a Italiana Cappellini

Nilza Dánia da Conceição Ráma

Nilza Dánia da Conceição Ráma é licenciada em Design pelo Instituto Superior de Artes e Cultura - ISArC.

Anterior
Anterior

DEZAINE CONFERENCE: I MOSTRA TALENTOS

Próximo
Próximo

Corpo(r)ação: arte como experiência