Design gráfico no cinema - Unbreakable Kimmy Schmidt

Numa conversa vulgar, quando alguém não é capaz de sustentar uma discussão, põe-se a gritar. Não dá novas informações, mas obriga os outros a ouvirem-no.
— Bruno Munari

Hoje em dia é quase que impossível se pensar em uma actividade sem intervenção de um designer. Em seu livro, “Das coisas nascem coisas”, Bruno Munari aponta vários sectores onde é possível encontrar problemas de design, tais como: o sector mobiliário, vestuário (deixando o campo dos estilistas), campismo, instrumentos de medidas, jogos e brinquedos didácticos, museus e exposições, Luna park, sinaletas, impressão, cinema e televisão, tapeçaria, mosaicos, grandes armazéns, malas, grafismo na arquitectura, embalagens, iluminação, actividade editorial, estantes, e muitos outros sectores.

 

Entendendo o design gráfico

Podemos perceber que design é um campo bastante amplo, que possui suas áreas particulares. Entretanto, design gráfico é uma das áreas onde o profissional – o designer gráfico – é responsável pelo êxito de determinados produtos, dito de outra forma, ele é responsável, de certo modo, pelo aumento na venda de determinados produtos.

Um designer gráfico é responsável por tornar tangível a essência de um produto através da manipulação de imagens e palavras, de modo que os nossos órgãos de sentidos possam fazer chegar ao nosso cérebro a informação de forma sucinta. Salientar que o que um designer gráfico projecta pode não vender, mas a sua intervenção aumenta as chances da venda do produto, pois, comunica directamente com o público. O design educa.

Para além disso, o design gráfico tem também um poder peculiar de transformar coisas em algo único.Para confirmar, podemos analisar bem de perto essa situação num dos sectores acima descritos, o campo de cinema e televisão.

Design gráfico aplicado ao cinema e televisão

Design é, de facto, uma linguagem. É pouco falado, mas programas televisivos e filmes têm a intervenção de um designer gráfico. A marca de um programa ou filme é e deve ser concebida por um designer gráfico.

Estou, actualmente, a acompanhar uma série sitcom (situationcomedy) na Netflix cujo título é ‘UnbreakableKimmy Schmidt’. Essa série foi crida e desenvolvida pela Tina Fey e Robert Carlock, que são também directores executivos.

Fonte: Pentagram

Fonte: Pentagram

As personagens principais são Ellie Kemper (Kimmy Schmidt) e Tituss Burges (Titus Andromedon). Essa série retrata, basicamente, a vida de Kimmy, que foi sequestrada juntamente com outras 3 mulheres e mantidas por 15 anos dentro de um bunker por um pregador que alegava estar as protegendo do apocalipse e que a vida na superfície já não era a que conheciam. Logo no primeiro episódio da primeira temporada, elas são descobertas e resgatadas. Kimmy Schimidt, tendo descoberto que o pastor mentira para elas durante 15 anos decidiu se mudar para Nova York e recomeçar e não – diferente das outras três mulheres – ser vista como uma coitada.

Fonte da Imagem 01: Decider
Fonte da Imagem 01: Tv Line

As quatro personagens regulares, a esquerda está a patroa da Kimmy, a direita a  proprietária do apartamento onde Kimmy e Titus residem, no centro (logo na frente) o companheiro do quarto da Kimmy, entre a patroa e a proprietária da residência, com as cores berrantes está a Kimmy!

Relacção da série com a marca (logótipo)

Para a elaboração da identidade da série foi contratada a “team” da Emelly Oberman, designer gráfica membro de um dos maiores estúdios de design, a Pentagram. Onde a equipa foi proposta o desafio de captar a essência da Kimmy, que é uma personagem alegre e com espírito adolescente e que luta pelos seus objectivos, e sempre consegue arranjar uma forma de superar, aprender e crescer com os desafios que enfrenta no seu dia-a-dia.

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“Os elementos gráficos ecoam a disposição ensolarada de Kimmy com tipografia ousada, uma paleta de cores brilhante para uma adolescente e uma generosa borrifada de pó de fada.” Diz a equipa responsável pela concepção da marca.

Entretanto, podemos notar o poder que o design tem de em uma imagem comunicar a essência de uma série inteira. E há algo de interessante nessa identidade, sempre que a Kimmy supera um obstáculo é como que se a marca ressoasse na nossa cabeça, outra vez, transmitindo a ideia de crescimento tal como na marca.

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Segundo a equipa da Pentagram (2015):

A sequência do título ajuda a preparar o cenário para o show, telegrafando a história de Kimmy por meio de fotos de família, videoclipes e notícias. Para uma sensação de rasgado-das-manchetes, a equipa teve a ideia de trazer Gregory Brothers, conhecidos por seus vídeos do YouTube “SongifytheNews” que ajustam automaticamente as reportagens da TV em  pop earworms ("BedIntruderSong," " DoubleRainbowSong"). Com o streaming de "Kimmy" online, a abordagem fez duplo sentido e trouxe um toque de meta em linha com o senso de humor inteligente do programa.

Entretanto, podemos notar a coerência formal, ou seja, nada é por acaso e que tudo está relaccionado. Para este caso em particular, os elementos são  homeomorfos.

Veja aqui a intro:

Aboubakar Bin

Aboubakar Bin é designer gráfico, pesquisa e escreve conteúdos relacionados a design gráfico, natural de Maputo. Estudante de licenciatura em design no ISArC. É fundador do podcast Design informa.

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