Fotógrafo alemão recusa prémio do Sony World Photography Awards 2023 por foto ter sido gerada a partir de Inteligência Artificial
O fotógrafo alemão, Boris Eldagsen, conquistou o primeiro lugar da categoria criativa na competição aberta da Organização Mundial de Fotografia - Sony World Photography Awards 2023, mas recusou o prémio, pelo facto de a fotografia com que concorreu ter sido gerada por inteligência artificial (IA).
Boris Eldagsen, sendo um dos maiores especialistas alemães, conhecido por discutir a relação entre IA e fotografia, quis por meio da sua participação no concurso, criar um debate em torno das chances e os riscos dos geradores de imagens de IA.
“Eu me inscrevi como um macaco atrevido, para descobrir se as competições estão preparadas para a entrada de imagens de IA. Elas não estão. Nós, do mundo da fotografia, precisamos de uma discussão aberta. Uma discussão sobre o que queremos considerar fotografia e o que não. O guarda-chuva da fotografia é grande o suficiente para convidar imagens de IA a entrar – ou isso seria um erro?” – disse Eldagsen em seu site.
O trabalho do artista alemão, intitulado Pseudomnesia: The Electrician que traduzido para português fica “Pseudomnésia: O Eletricista” mostra um retrato em preto e branco de mulheres de gerações diferentes.
Os organizadores do concurso citados pelo Site G1 disseram à BBC News que Eldagsen os enganou sobre quanta inteligência artificial foi usada na imagem – “A categoria criativa da competição aceita várias abordagens experimentais para a criação de imagens, desde cianótipos (uma técnica que produz fotos com tom azulado) e radiografias até práticas digitais de ponta. Mas os prémios sempre foram e continuarão a ser uma plataforma para defender a excelência e a habilidade de fotógrafos e artistas”.
Eldagsen na mensagem que deixou em seu site agradeceu ainda pela foto dele ter sido seleccionada, tendo considerado o episódio histórico – “é a primeira imagem gerada por IA a vencer em uma prestigiosa competição internacional de Fotografia”. Em relação à fotografia, o artista pediu com que esta fosse doada para o fotofestival em Odessa, Ucrânia.
O fotógrafo alemão, não é o único, que tem utilizado da IA para gerar imagens, nos últimos dias, tem circulado na media social muitas imagens que são geradas por meio da IA, como a do Papa Francisco e outras figuras públicas.
Aqui, já falamos do ChatGPT e das vantagens que a plataforma traz para vários sectores criativos tendo alguns sistemas, que já estão a incorporar a ferramenta da IA em suas funcionalidades, um deles é a Adobe.