E se o design gráfico nunca tivesse existido?

Imagina se o design gráfico nunca tivesse existido? Como o mundo seria aborrecido sem ele!

Tudo seria branco e monótono sem cor no mundo! Nada haveria para nos persuadir a comprar produtos ou serviços… Como saberíamos quais produtos são melhores do que outros produtos sem o design gráfico?

O design e o branding influenciam nossas escolhas de compra… influenciam nossas experiências, sejam elas boas ou más. Eles influenciam o que dizemos aos outros sobre produtos e serviços que experimentamos. Sem o design gráfico tudo seria igual… simples, aborrecido, pouco convidativo, uniforme e sem vida!

O design gráfico existe há anos, com designs criados desde o início da nossa existência humana, desde as cavernas de Lascaux até a Coluna Trajana de Roma e assim por diante. O termo “design gráfico” foi criado por William Addison Dwiggins em 1922. Raffe’s Graphic Design, publicado em 1927, foi o primeiro livro a usar “Graphic Design” em seu título. 

Imagem: Hollie Ellis

Anos atrás, tudo era desenhado à mão por designers tipográficos adequados e muita estratégia também estava envolvida no design. Mas com a introdução da tecnologia há vários anos, o design mudou e se tornou ainda mais importante no dia a dia. 

Até hoje, espera-se que os designers façam muito mais do que apenas projectar. Espera-se que eles também codifiquem sites, façam animações e muito mais. Quando estudei design gráfico há mais de 10 anos, estudávamos design gráfico e nada mais. Sou o que você veria como um designer gráfico tradicional, pois uso tradicionalmente lápis e papel para esboçar ideias iniciais antes de criá-las no meu iMac e sem as habilidades para fazer isso, estaríamos em um mundo sem design. 

É tão assustador pensar no mundo sem o design gráfico, especialmente para mim. Eu era uma verdadeira amante da arte quando estava crescendo, e me sentava com minhas aquarelas e pastéis, e era criativa em uma tarde de sábado na mesa da cozinha. Foi só na hora de escolher quais disciplinas fazer para o nível avançado subsidiário que eu descobri propriamente o que era a Gráfica. Escolhi estudá-la e nunca mais olhei para trás. Para mim, abriu um novo mundo de possibilidades com a capacidade de pensar de forma diferente e retratar mensagens através de formas criativa e visual.

O design gráfico é tão poderoso e tem um grande impacto sobre nós sem que percebamos. Mas isso também se aplica a todas as áreas do design – design de interiores, design de produtos, design de websites e assim por diante.

Veja a Apple, por exemplo… eles transformaram completamente a maneira como vemos a tecnologia moderna no mundo com designs estéticos perfeitos, de alta qualidade, bem pensados e cada pormenor é considerado; o design dos produtos, o interior das suas lojas, a aparência do seu website junto com a embalagem de todos os seus produtos também. 

Depois de ler esta publicação, reserve um tempo para realmente olhar à sua volta e a tudo o que lhe rodeia. Veja tudo o que tem cores, palavras e fotografias… esses produtos foram cuidadosa e meticulosamente projectados pensando nas pessoas e em nós. Abrace isso por um segundo… Esse é o poder do design.



Texto traduzido originalmente do site.

Anterior
Anterior

Banda produz álbum com recurso a Inteligência Artificial de grupo musical dos anos noventa “Oasis”  

Próximo
Próximo

Inscrição para a primeira nomeação da Borders Art Fair 2023 termina amanhã