Banda produz álbum com recurso a Inteligência Artificial de grupo musical dos anos noventa “Oasis”  

A banda independente britânica Breezer lançou um álbum feito com a ajuda de um programa de inteligência artificial contendo a voz de Liam Gallagher, integrante da banda de rock Oasis

O álbum é composto por oito faixas musicais, e foi intitulado “AIsis”, uma fusão de palavras que surgir da sigla AI “inteligência artificial” em inglês e as letras do nome do grupo. 

Imagem: Sábado

A música e as letras do disco foram compostas pela banda Breezer durante os confinamentos decretados na pandemia de Covid-19, somente as vozes dos cantores da banda é que foram substituídas pela voz do Liam Gallagher “O álbum é uma realidade conceptual, de uma realidade alternativa. Estamos fartos de esperar que os Oasis se reúnam, por isso recorremos a um Liam Gallagher artificial para nos ajudar” – explicaram os integrantes do grupo Breezer no YouTube citados pelo Site Expresso.

O resultado do trabalho da banda foi bem recebido pela crítica, pelo público, tendo rendido vários comentários no Youtube como: “É como se eu fosse uma criança de novo ouvindo coisas novas do Oasis!”; “Uma obra bíblica!”. Como também o próprio Liam Gallagher reagiu na rede social Twitter, em que disse não ter escutado o álbum inteiro, no entanto, escutou uma música e a considerou  “melhor do que todas as outras coisas por aí”. 

Conforme o jornal The Guardian “Os hinos têm uma sensação autêntica de Oasis/Gallagher. Se Liam lançasse a versão AIsis Forever, seria o melhor material solo já lançado por ele”.

É inegável que a inteligência artificial está a se tornar uma questão importante no pop, recentemente, retirou-se uma música dos serviços de streaming, a música foi gerada por IA e continham vocais que sugeriam ser Drake e The Weeknd em uma colaboração, a música era intitulada “Heart on My Sleeve”. 

Anterior
Anterior

A Inteligência artificial pode derrubar as indústrias criativas?

Próximo
Próximo

E se o design gráfico nunca tivesse existido?