A Inteligência artificial pode derrubar as indústrias criativas?

A Zaha Hadid Architects, uma das maiores empresas de arquitectura no Reino Unido, está a usar geradores de conversão de textos em imagem de inteligência artificial (IA), como DALL-E 2 e Midjourney, para criar ideias de design de projectos. 

Imagem: Artnet News

Em uma recente mesa redonda acerca de como a IA pode mudar o design, o director do estúdio Zaha Hadid Architects, Patrik Schumacher, fez uma apresentação sobre o uso da tecnologia de geração de imagens feitas pelo estúdio “nem todo projecto está a usar, mas digamos que a maioria está – estou a encorajar todos que estão a trabalhar em competições e ideias iniciais para ver o que surge e assim ter um repertório maior” – O arquitecto mostrou um extenso catálogo de imagens de edifícios imaginários criados usando DALL-E 2, Midjourney e Stable Diffusion com o estilo fluido e vigoroso característicos do estúdio, o mesmo estilo que foi tornado famoso por sua fundadora, a falecida Zaha Hadid. 

Também entre as imagens apresentadas estavam os modelos de projectos potenciais em NEOM, o mega projecto desenvolvido na Arábia Saudita.

Schumacher fez ainda uma comparação entre o uso de ferramentas de conversão de texto em imagem de IA e reuniões de design convencionais como um método para apresentar ideias “Para mim, sempre foi muito semelhante a equipas de estímulo verbal, essa é a maneira de gerar ideias e posso fazer isso agora directamente por meio das plataformas de IA, ou a equipa também pode fazer isso em nosso nome, então acho que é bastante potente”. – citado pela revista Deezen

Imagem: Dezeen

Na sessão de perguntas e respostas, Patrik Schumacher criticou os pedidos de monitoria no desenvolvimento de sistemas de IA “Não sou alguém que deseja uma monitoria na pesquisa de IA” – disse ele. A afirmação veio por causa da carta aberta que foi assinada por Elon Musk, o cofundador da Apple, Steve Wozniak, entre outras figuras proeminentes da indústria de tecnologia, em que na carta se alertava que os sistemas de IA representam riscos profundos para a sociedade e a humanidade.  

Schumacher acrescentou dizendo que os “problemas sérios” em torno da IA não podem ser resolvidos por “regulamentação pesada” defendeu que o sistema deve ser “aberto, livre, energizado e optimista para resolver esses problemas”. A revista Dezeen destacou ainda que as opiniões de Shumacher pró-livre mercado e anti-regulamentação são bem conhecidas, em 2016, ele causou consternação ao pedir a demolição da habitação social e do espaço público durante uma palestra no World Architecture Festival.

Anterior
Anterior

Como vender a sustentabilidade para um cliente?

Próximo
Próximo

Banda produz álbum com recurso a Inteligência Artificial de grupo musical dos anos noventa “Oasis”