Equipamento de Auxílio no Transporte de Mercadoria nas Bicicletas

Este tema foi proposto com a intenção de analisar os riscos e a insegurança protagonizada pelas pessoas que transportam diversos produtos de forma inadequada, no distrito de Montepuez, especificamente na localidade de N’sembia, posto administrativo de Namanhumbiri província de Cabo Delgado. E pelo facto de haver nesta localidade, maior número de pessoas que realizam trabalhos de movimentação de produtos diversos de um local para o outro, com maior destaque o carvão e produtos agrícolas usando meios tradicionais não seguros e que não suporta maiores volumes de produtos.

Problema Identificado

No território moçambicano deparamo-nos com várias pessoas que enfrentam dificuldades na movimentação de diversos tipos de produtos, a partir do local de produção (campo) até ao ponto de comercialização (cidade/mercado) com recursos a meios de transportes inadequados como, bicicletas e carinhos de tchova, criam desconforto e insegurança para homem (transportador), transportando estes produtos em condições péssimas de desconforto, de risco, colocando por vezes ameaças a segurança do próprio transportador e aos produtos em movimentação.

Assim, vendo a necessidade dos praticantes em tentar inovar a maneira de transporte, mas de uma maneira artesanal, tomou-se em consideração a iniciativa para resolver este problema usando design como ferramenta essencial.

A execução e as formas foram desenhadas a pensar de forma simples de modo propor a construção de um conhecimento na opção por matérias de baixo custo e acessíveis para transporte de mercadorias tendo em consideração aspectos ligados a falta de segurança, conforto nos produtos que são movimentados sem observância dos riscos e segurança.

Pontos de Riscos de Movimentação de Produtos em Bicicletas

A segurança da mercadoria fica comprometida devido as condições em que são transportados. Visto que é uma actividade que requer muito esforço, e que pode levar a exposição excessiva ao sol, que contribui significativamente na redução da qualidade dos produtos. Daí a necessidade de investir-se na criação de um sistema de transporte seguro e barato é muito importante, visto que poderá servir como suporte no carregamento de quantidades maiores de produtos minimiza factores de riscos que os transportadores se colocam no decurso das suas actividades.

Esboço das Alternativas

Proposta 1

Proposta 2

Proposta escolhida

Desenvolvimento da Alternativa

Optou-se por esta alternativa, pelo facto de apresentar-se estruturalmente com requisitos formais que transmite uma sensação de segurança. O modelo de transporte de mercadoria foi inspirado a partir da bicicleta ambulância, por ser um veículo simples constituída por duas partes principais: a bicicleta que serve como meio de tracção e a cama móvel que é acoplada na bicicleta para transportar doentes.

A bicicleta que serve como meio de tracção é uma bicicleta normal e a cama móvel é feita de tubos metálicos, chapas de ferro e colchões. A ligação entre a cama e a bicicleta é feita por um sistema de engate que permite a realização de movimentos num ângulo de 360º graus para permitir o melhor movimento e garantir a sua estabilidade.

Análise Técnica e do Material

A análise técnica do presente trabalho apresenta informações do processo de construção do equipamento de mercadorias, a maior parte do material usado neste projecto é encontrado nestas zonas de N’sembia, o que confere a valorização das espécies e variedades de matérias proposta comuns que têm potencial para além da construção civil praticada nesta área. 

Os bambus entoucerante, foram usados para este projecto por características de durabilidade e resistência que constitui uma base principal para concepção do próprio produto, esta alternativa de transporte permitirá suportar o peso máximo recomendado de 250kg de carga, Também foi usado para suporte das rodas a madeira da espécie jambire onde terá porcas para facilitar abrir e o fecho, que o mesmo irá ter um contacto com a madeira os fixador feitos de ferro, os ferros esta para garantir no âmbito da movimentação das rodas permaneceram fixas e estáveis a cada tipo de movimentação do transportador.

Funcionamento 

Este material desenvolvido é multifuncional e tem duas partes importantes, a parte interior do produto é onde será transportado as cargas dos produtos como sacos de carvão 1/50 leva entre 2 a 4 sacos, onde quando for só dois sacos de carvão há possibilidade de transportar produtos diversificados desde agrícolas como hortícolas e frutas.

Além disso o transportador tem a habilidade de transportar e movimentar os produtos sozinhos até o local da venda com uma carga maior de 4 sacos só de carvão pode se movimentar, com isso terá dificuldades em casos de encontrar subidas em vias de acesso, isso precisa de auxílio de uma pessoa a empurrar de trás, isto é, a viagem tem de ser de duas pessoas para uma viagem segura, de longo percurso e de vias de acesso em péssimas condições.

Modelo final do projecto:

Imagens do autor

Autoria de: Ernesto Nhavene 

 


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