Estúdio de arquitectura constrói passarela nas copas de árvores
Como forma de proporcionar um momento especial para turistas e visitantes, o estúdio de arquitectura, dinamarquês - EFFEKT construiu, na Noruega, em colaboração com o empreiteiro local, a primeira passarela nas copas das árvores, que passa pelo Hamaren Activity Park, em Fyresdal e chega até a um mirante circular.
A estrutura tem dois metros de largura e está elevada a quinze metros de altura no ar, a mesma foi projectada com uma inclinação suave acessível a pessoas de todas as idades e habilidades físicas, incluído ciclistas, carrinhos de bebé e cadeiras de rodas - “A caminhada nas copas das árvores no Hamaren Activity Park oferece a todos os amantes da natureza, independentemente da idade, deficiência ou limitação física, uma nova perspectiva sobre a paisagem natural de Fyresdal”, disse o estúdio dinamarquês EFFEKT, citado pelo site Dezeen. Acrescentou ainda que a construção da plataforma “Nasceu de um desejo sincero de dar a todas as pessoas, independentemente de suas habilidades físicas, a sensação maravihosa de caminhar entre as copas das árvores”.
A passarela traz consigo áreas para actividades como trampolim e escala, tendo um quilômetro de comprimento, tendo sido colocada ao longo de Klokkarhamaren - uma colina com uma elevação de 338 metros. Onde os visitantes da passarela são guiados desde o chão da floresta de pinheiros, passando por um lago e subindo entre as copas das árvores até ao cume de Klokkarhamaren.
Também se fez um esforço para garantir com que o projecto refletisse a história da área de construção “Usou-se apenas elementos pré-fabricados pequenos e rectos, facilmente manuseados com pequenas máquinas e manualmente no local para proteger a natureza durante o processo de construção”, explicou co-fundador do estúdio, Tue Foged ao Dezeen. “Quando unidos, os segmentos formam uma forma orgânica que se curva em torno das árvores e ao longo da montanha, a estrutura literalmente se mistura com as árvores existentes no monte, às vezes dando a impressão visual de que o calçadão levita pela floresta” - conclui.
Foged disse, também, ao Dezeen que a construção da ponte foi feita com madeira pinheiro, e isso deveu-se ao facto da região ter uma longa história com extração de madeira, e tradição de construção com estruturas de madeira pinho, daí que a premissa do projecto foi de utilizar o material predominante no local, sendo o pinheiro.
O estúdio EFFEKT tem sede em Copenhagen, fundado pelos arquitectos Sinus Lynge e Foged em 2007. Outros projectos do estúdio incluem o Camp Adventure , uma torre em espiral no meio de uma floresta, e a transformação de uma fábrica de moinhos de vento abandonada em uma pista de skate e centro juvenil.