Paradigmas do Design: do Designer Tradicional ao Designer do Futuro

Parte 2


Design Thinking como área do conhecimento

Design thinking é o termo utilizado para se referir ao processo de pensamento crítico e criativo, possibilitando a organização de ideias de modo a estimular tomadas de decisões e a busca por conhecimento. Não se trata de um método específico, mas sim de uma forma de abordagem. Em outras palavras, o design thinking não traz uma fórmula especifica para sua implementação. Em vez disso, ele cria as condições necessárias para maximizar a geração de insights e a aplicação prática deles. A ideia é que o processo seja realizado de forma coletiva e colaborativa, de modo a reunir o máximo de perspectivas diferentes.

 

Etapas do design thinking

Imersão

A primeira etapa sugere um mergulho em tudo o que envolve e afeta o desempenho do designer gráfico. Aqui, e válido realçar uma análise SWOT/FOFA, que mapeia as ameaças, oportunidades, fraquezas e pontos fortes, tanto do ponto de vista interno quanto da perspectiva externa.

 

Ideação

Uma vez concluído o processo de imersão, estarão identificados os pontos que precisam ser melhorados e aqueles que podem ser deixados como estão. Passamos para outra fase que como o nome já sugere, é hora de produzir ideias para realizar melhorias necessárias.

Nessa etapa, é fundamental trazer insights obtidos com a utilização de técnicas de big data e brainstorming que aumentarão a eficácia do processo.

 

Prototipação

Depois de reunir uma grande quantidade de ideias relevantes, é a hora de investir em uma versão beta, ou seja, não definitiva. Então, a partir dos testes realizados, você pode decidir se a ideia está pronta para ser finalizada ou se ajustes ainda precisam ser feitos.

 

Desenvolvimento

Por fim é a hora de tirar tudo do papel e colocar  a funcionar de verdade. Em caso de lançamento de produtos ou serviços é necessária a tomada de medidas para chamar a atenção do cliente para o facto. Nessa parte, entra em acção de publicidade. Sua missão é vender o produto ou serviço de modo que seja bem aceite. Porém o processo não acaba aqui. É preciso manter uma monitoria constante a fim de identificar pontos de melhorias e avaliar o sucesso de operação.


Imagem: Researchgate. 2022

 

Movido pela constante mudança da sociedade em geral e da área do design gráfico, este estudo se dispõe a analisar os panoramas do design actual concretamente do designer tradicional, expondo as características multifacetadas do design actual (tradicional), onde percebemos então, que apesar de cada um de nós “designers” moçambicanos e não só, necessitarmos de uma transformação no que concerne ao designer tradicional para o designer do futuro, ainda é possível levar valores do design gráfico tradicional para o design do Futuro, falamos exactamente do processo “Design Thinking”. Porém, para chegar ao estágio do “designer estratégico do futuro” constatamos que é necessário muito mais do que habilidades refinadas em um processo técnico para sermos tão valiosos no mercado. É necessária também uma mudança de paradigmas que envolvem o design actual (tradicional) para que efectivamente nos tornemos designers do futuro


Referências bibliográficas

HOERING, Joshua. 10 paradigm shifts for graphic designers. Disponível em: https://uxdesign.cc/10-paradigm-shifts-for-designers-73494066948f, Acesso em: ‎15/ ‎01/2022.

 

SCIENCEDIRECt, She Ji: The Journal of Design, Economics, and Innovation. Mudança de paradigma: relatório sobre o novo papel do design nos negócios e na sociedade. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2405872615300265, Acesso em: 16/01/2022, 2015

 

SANTOS, Juvêncio. Design em Moçambique: entre a resolução de problemas e produção de sentido. Onde nos encontramos? Disponível em: https https://www.dezaine.co.mz/inicio/design-em-moambique-entre-a-resolucao-de-problemas-e-produo-de-sentido-onde-nos-encontramos, Acesso em: 15/01/2022

 

WOEBCKEN, Cayo, Design Thinking: uma forma inovadora de pensar e resolver problemas. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/design-thinking/, Acesso em: ‎16/ ‎01/2022.

António José Langa

António José Langa, dedicou-se a formação em Design e Tecnologias das Artes Visuais pela Universidade Pedagógica de Maputo. Sempre em busca da próxima oportunidade de demonstrar o seu potencial criativo, recusando-se a se acomodar, trabalha para garantir que seus trabalhos sejam sempre inovadores, criativos e funcionais. Não importa o que aconteça, sempre encara cada projecto com total entusiasmo e dedicação.

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