Jony Ive e o logotipo oficial da coroação do rei Charles III

Em Maio aconteceu a coroação do rei Charles III, a cerimônia contou com a participação de várias figuras públicas, como também, com a representação de vários símbolos.

Um dos aspectos que foi abordado às vésperas da cerimônia foi o logotipo oficial da coroação, imagem que foi criada por Jony Ive e seu estúdio de design LoveFrom, o  designer é conhecido por seus designs inovadores de gadgets da Apple, incluindo o logotipo do iPhone.

A figura apresentada no logotipo era tradicional, pois continha flores formando a coroa de Santo Eduardo que foi usada na coroação - “O design foi inspirado pelo amor do rei Charles pelo planeta, pela natureza e sua profunda preocupação com o mundo natural”, disse o ex-diretor de design da Apple - citado pelo BBC News

Imagem: Dezeen

O logotipo une as quatro flores nacionais do Reino Unido: a rosa da Inglaterra, o cardo da Escócia, o narciso do País de Gales e o trevo da Irlanda do Norte.

O emblema expressa o feliz otimismo da primavera e celebra o início da nova era carolina para o Reino Unido, Jony Ive mencionado pela revista Deezen disse que “A gentil modéstia dessas formas naturais se combinam para definir um emblema que reconhece tanto a alegre quanto a profunda importância desta ocasião.”

O logotipo oficial estava estampado em faixas, bandeiras e mercadorias durante a coroação na Abadia de Westminster em Londres.

Imagem: VEJA

O símbolo carrega um tipo de letra serifado simples que percorre as bordas, soletrando o nome do monarca e a data da coroação. Uma versão do emblema foi feita em inglês e outra em galês. 

De acordo com a Dezeen o ex designer-chefe da Apple, Jony Ive, foi responsável por criar alguns dos produtos mais reconhecidos da marca, incluindo o iPhone, iMac e iPod originais, antes de fundar a LoveFrom com seu amigo Marc Newson em 2019. E esta não foi a primeira vez que Ive colaborou com o novo monarca do Reino Unido. O designer também foi responsável pela criação do Selo Terra Carta para a Iniciativa de Mercados Sustentáveis ​​do rei Charles, que utiliza iconografia natural semelhante. 

Anterior
Anterior

Centro Regional de Inovação da África Austral e Central abre candidaturas para inovação 

Próximo
Próximo

Design para um mundo melhor (part.4)