Lançamento da primeira mostra de Banda Desenhada - PALOP em Moçambique

O lançamento das obras da primeira edição do concurso de Banda Desenhada dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) está previsto para acontecer no dia 13 de Junho, no Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, em Maputo. 

As obras são resultado do concurso BDPALOP, que é uma iniciativa de criação, divulgação e publicação de banda desenhada, desenvolvida com o intuito de fortalecer essa cadeia de valor e fomentar a leitura nos PALOP. Ao todo são nove obras a serem lançadas, de vários artistas, que foram seleccionados no primeiro ciclo do concurso BDPALOP. 

A apresentação das obras faz-se com o objectivo de dar a conhecer ao público moçambicano as várias etapas do processo criativo e de produção de livros do género “Banda Desenhada”, como forma de incentivar a leitura no seio moçambicano, principalmente entre o público mais jovem.

Os artistas vencedores que terão as suas obras lançadas, foram escolhidos em 2022, os mesmos beneficiaram-se de uma bolsa literária de 5.000 Euros, onde tiveram 10 meses de sessões de formação e mentoria, facilitadas por especialistas de banda desenhada, em Moçambique, Angola e Cabo Verde.

O evento de lançamento vai decorrer das 14h00 às 19h00, e contará com uma mesa redonda com os autores das BDs “Bonga” e “Torre Nova”, venda e sessões de autógrafos, momentos musicais com May Mbira, e uma sessão de curtas-metragens de animação premiadas, onde se inclui o recém nomeado para os Óscares 2023 “Ice Merchants” de João Gonzalez, cortesia da cooperativa Cola e da Cine Mundo. Haverá ainda uma sessão de Q&A com Bruno Caetano, produtor dos filmes apresentados.

Também, há que destacar, que na plataforma BDPALOP, será possível adquirir as obras on-line, em formato físico ou digital, seguir notícias das indústrias criativas dos PALOP, e conhecer mais sobre o concurso anual e sobre os artistas envolvidos. Este será ainda um espaço de anúncio de novas parcerias com o objectivo de estabelecer ligações entre artistas, editoras, livrarias e agentes culturais de banda desenhada nos PALOP, em Portugal e no Brasil, garantindo a sustentabilidade da iniciativa.

A iniciativa do concurso enquadra-se no programa PROCULTURA PALOP-TL financiado pela União Europeia e co-financiado e gerido pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, tendo como parceiros operacionais, o Estúdio Criativo Anima, em Moçambique, a BOMCOMIX ESTÚDIOS, em Angola, a JovemTudo - Revista Colaborativa, em Cabo Verde, e A Seita, em Portugal.

A BDPALOP não pretende parar, já tendo planos para o futuro, em que projecta se tornar uma referência internacional na divulgação e produção de Banda Desenhada de qualidade em África, e, particularmente, nos países africanos de língua portuguesa. 

Anterior
Anterior

A história e a evolução do Web design (cronologia) - Part.1

Próximo
Próximo

Mason Studio reinventa o seu espaço de trabalho com mais comodidade