MFF 2021: Design, Sustentabilidade e Comunidades Criativas
Tem lugar esta terça-feira (26), no âmbito da edição 2021, o debate sobre “Design, Sustentabilidade e Comunidades Criativas”. Nesta sessão, que conta com a participação de Karine Freire (Brasil), Inês Marques (Portugal) e com a moderação de Mélio Tinga (Moçambique), pretende-se compreender, em parte, como é que o design pode contribuir para a construção de um futuro sustentável e assim poder melhorar a relação do Homem com o meio ambiente. Por outra lado, questionar sobre como incluir as comunidades, as pessoas nesse processo de resolução ou tentativa de resolução dos problemas que o olhar mercantil e capitalista tem estado a gerar para a natureza. A sessão vai acontecer na Fundação Fernando Leite Couto, em Maputo, as 18horas e terá transmissão online.
Karine Freire (oradora)
Doutora em Design pela PUC-Rio. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Design da Unisinos Unisinos. Atuando há 13 anos na pesquisa em Design, especializou-se em Design para a Inovação Social e Sustentabilidade. Orientou mais de 45 trabalhos de conclusão de cursos, de diferentes níveis de ensino: graduação, especialização e mestrado. Desenvolve projetos de pesquisa aplicada para diferentes organizações pelo Seedinglab do PPG Design da Unisinos, um laboratório vinculado a rede internacional DESIS. Ler menos
Coordenou projetos para o Sebrae- RS, Prefeitura de Porto Alegre, além do projeto Ecossistema de Moda Sustentável com o apoio do Instituto Lojas Renner. É Ativista de design e inovação social em projetos voltados à sustentabilidade.
Inês Marques (oradora)
Trabalha na área do design social e participativo há 5 anos. Experiência em gerir projetos educacionais e liderar workshops sobre critical design e design e inovação. O seu trabalho foca-se na descoberta de soluções para problemáticas como inclusão social, interação e benefício social no sector público e privado. Mestrado em Material Futures da Universidade de Central Saint Martins Ler menos em Londres, um curso que explora design, tecnologia e ciência aplicado aos problemas que a sociedade enfrenta a nível social, ambiental, cultural e económico. Experiência como mentora e designer, tendo organizado diversos workshops desde 2016, em instituições, organizações e coletivos como UAL – Central Saint Martins (Reino Unido), IFA Paris (France), Do It Now Now (Reino Unido e Nigéria) e El Warcha (Reino Unido e Lisboa) e trabalhado como designer em Studio Devet (Bélgica e Palestina), Associação Luz Linar (Portugal), Epiphany ideas ltd (Reino Unido), The Future of Walking (Reino Unido), The Fellowship of Questions (projeto online europeu) and City Mine(d) (Reino Unido). Inês Marques é co-fundadora do projeto El Warcha Londres e Lisboa, um estúdio de design colaborativo que trabalha com diferentes gerações, desde adolescentes a idosos, gerando semanalmente atividades gratuitas de design e arte, reunindo habitantes locais, usando espaços públicos e privados como lares e casas de abrigo, fazendo deles um recurso aberto à comunidade local. El Warcha, espaço comunitário, faz parte de uma rede mais ampla de espaços comunitários criativos, desenvolvidos nos últimos quatro anos na Europa, no norte de África e Estados Unidos da América.
Mélio Tinga (curador e moderador)
É escritor e designer de comunicação. Publicou dois livros: «O Voo dos Fantasmas» (Ethale Publishing, 2018) e «a engenharia da morte» – em Moçambique (Independente, 2020) e no Brasil (Caos e Letras, 2021). É colaborador permanente da Revista Literatas, membro do Movimento Literário Kuphaluxa, parte do projecto lusófono Mapas de Confinamento e co-fundador do CATALOGUS – Portal de Autores. Ler menos É também co-fundador da DESIGN Talk, editor da Revista DEZAINE e director executivo da DEZAINE Conference. Foi vencedor do prémio literário INCM/ Eugénio Lisboa 2020 com o romance «Marizza» e vencedor do BLOG4DEV 2021 do Banco Mundial.
Clica aqui para te subscreveres e assistires ao evento