Millie Brown, a artista que vomita para pintar as telas
Millie Brown, artista plástica britânica, trabalha em pinturas sem a utilização de pincéis, desde 2005. O método nada convencional invoca, por exemplo, o trabalho de Jackson Pollock, pintor expressionista, um dos maiores nomes no século XX, nos Estados Unidos, Pollock recorria à técnica de gotejamento, “dripping” em inglês, que consiste em lançar directamente a tinta por cima da superfície da tela, sem uso de pincel.
No ano de 2014, Millie foi colocada em destaque pela participação que teve no show de Lady Gaga. A cantora americana convidou a artista plástica para vomitar tintas sobre ela, enquanto o espectáculo acontecia, a situação repercutiu e causou polêmica, levantando muitas perguntas em relação à promoção de distúrbios alimentares, tipo a bulimia. De acordo com o site E!News, Demi Lovato, foi uma das artistas que se pronunciou acerca do assunto, no twitter disse “é triste… como se a gente já não tivesse pessoas o suficiente glamourizando distúrbios alimentares. Resumindo: não é cool e nem artístico de forma alguma”.
Em sua própria defesa, sobre o que se passou no concerto de Lady Gaga, Millie, na altura, deu uma entrevista à Revista Elle, citada pelo Site E!News, onde ela explicou que a sua performance causou comentários positivos como negativos “minha performance não é uma afirmação sobre distúrbios alimentares de forma alguma... Toda essa questão de bulimia, é importante as pessoas saberem que eu não quero promover isso de forma alguma”.
Numa entrevista para a Fuse News, Millie Brown explicou como é feita a preparação para a manifestação artística dela “eu tenho que limpar meu estômago antes de fazer isso, então tudo o que sai são cores puras, eu não como por dois dias antes da apresentação. Eu digiro o corante, uma cor de cada vez ... eu sempre procuro diferentes tipos de corantes alimentares e os misturo com leite de soja para criar diferentes tipos de cores”.