O homem e a natureza: vítima ou vilão de si?

Dentre vários temas de debate com relevância global, as mudanças climáticas são com toda a certeza parte do topo da lista. Lançado oficialmente a 5 de Junho de 2024 “Under Paris” ou simplesmente em francês “Sous la Seine” é um filme dirigido por Xavier Gans que busca ilustrar da forma mais realista possível, o impacto das mudanças climáticas na vida do homem.

Não me irei ater a aspectos técnicos seja de realização ou actuação, entretanto, esforço-me aqui para não deixar passar algum tipo de “spoiler”, pois, encontramos neste filme, uma base sólida para discutir quem realmente são os vilões nesta trama das mudanças climáticas. O homem ou a natureza que contra ele se volta em busca de também se manter viva?

Já que o filme é francês e fala-se da gestão de resíduos sólidos como parte influente nas mudanças climáticas, faz todo o sentido citar “Charles Darwin” citado pelo nosso compatriota da lixeira de Hulene ao afirmar que “La spécie que non se adpta a natur morr”. Para não morrer, uma espécie normalmente encontrada na profundidade das salgadas águas do oceano, consegue adaptar-se à vida em águas doces e multiplicar sobremaneira a sua capacidade de reprodução e evolução.

Foto: Polygon

A evolução verificada nesta espécie aquática, não se limitou na sua capacidade de reprodução, também abriu espaço para que a vida humana fizesse parte do prato principal do seu cardápio, facto este que foi verificado aquando da sua visita ao centro de Paris, o ápice deste filme, às vésperas de um evento de alto escalão e de aderência mundial.

Coincidência ou não, Paris acolhe este ano os jogos olímpicos, de modo que, resta-me apenas recomendar o filme e desejar uma boa reflexão sobre a forma como coexistimos com a natureza ao nosso redor e sobre o mundo que estamos a criar para as gerações vindouras.

Adelium Castelo

Adelium Castelo é designer de comunicação, fotógrafo e actor. Co-editor da DEZAINE, co-fundador e director de projectos da DESIGN Talk. É licenciado em Design pelo Instituto Superior de Artes e Cultura - ISArC.

Próximo
Próximo

Vila Olímpica de Paris 2024 com luminárias feitas de materiais recuperados