Os 10 melhores logotipos de Moçambique

Os melhores logotipos são distintos, memoráveis e têm o privilégio de durar décadas. Muitas vezes, este privilégio é atribuído aos que adoptam um design simples.

Um logotipo simples tem uma forma descomplicada, serve para identificar e não promover um negócio ou organização. Mas, ao longo do tempo, se torna o elemento que carrega tudo que associamos sobre este negócio ou organização.

Com base nestes critérios e um pouco subjectividade, escolhi 10 dos melhores logotipos que são facilmente reconhecidos dentro do território moçambicano. Para cada logotipo, vou procurar fazer uma análise da sua composição e porquê eles funcionam tão bem ao ponto de se tornarem duradouros.

Baía Mall

“O lugar dos encontros” (Crédito da Imagem: Baía Mall)

Centro comercial situado à beira-mar da cidade de Maputo.

O logotipo do Baía Mall é provavelmente o mais recente desta lista, mas este nasceu para ser icónico pelo seu design simples. É um sol pintado em cores vibrantes encontradas na Baía de Maputo.

A presença do sol têm diferentes significados cada um de nós: novo dia, verão, praia, calor, correria, animação, etc — e o logotipo do Baía Mall engloba tudo isso e serve como um sinal inconfundível para atrair clientes.

Dalima

“Como anima” (Crédito da Imagem: Dalima)

Agência de mídia digital pioneira no mercado de outdoor digital em Moçambique.

O símbolo da Dalima é prova de que as ideias mais simples, muitas vezes, são as melhores. Este design partiu de um ‘D’ com padrão de capulana incorporado para a forma simplificada e ousada de hoje. A forma mantêm-se a mesma, mas a aplicação do logo evoluiu.

A simplicidade deste logotipo permite ser usado como um painel/portal, ou seja, adapta-se a diferentes contextos e conteúdos sem perder a sua silhueta reconhecível. Isto torna-o unicamente apropriado para identificar a Dalima como uma agência focada em publicidade de marcas.

Clean Africa

Deixa a limpeza com os profissionais” (Crédito da Imagem: Clean Africa)

Prestadora de serviços de limpeza e de lavandaria.

Este logotipo é um golpe de mestre quando se trata de reconhecimento da marca. A limpeza sobrepõe a sujidade e a sua trajetória cria uma silhueta abstrata do mapa de África. Além ser um identificador alinhado com as actividades da empresa, o símbolo representa perfeitamente o seu nome.

O verde-água escolhido é uma cor relaxante que é fácil de associar a água assim como promover a ideia de um ambiente saudável.

Visit Mozambique

“Um destino fascinante” (Crédito da Imagem: Visit Mozambique)

Promove destinos e experiências turísticas em Moçambique.

A concha está associada aos ambientes, actividades, culinária e lembranças que podemos encontrar ao longo da costa, ou seja, é forma perfeita para servir de logotipo para esta plataforma.

O detalhe fascinate são os fragmentos ao longo da espiral da concha, porque ilustram folhas de palmeira — planta tropical e abundante ao longo de Moçambique. A concha e as folhas de palmeira fazem a combinação perfeita para representar turismo no mar e na terra.

Maragra Açúcar (Açucareira da Maragra)

(Crédito da Imagem: Illovo Sugar Africa)

Produtora de açúcar mascavo e castanho no distrito da Manhiça.

É comum encontrarmos cana-de-açúcar no design de logotipos ligados ao açúcar, mas nem todos chegam a ser simples, distintos e memoráveis como o da Maragra Açúcar. Este faz uma combinação impecável da inicial ‘M’ e cana-de-açúcar.

Considero este símbolo é um auge de simplicidade por usar só os detalhes essenciais para identificar a marca e, por isso, é facilmente reconhecível e memorável.

LAM — Linhas Aéreas de Moçambique

(Crédito da Imagem: LAM)

Companhia aérea moçambicana.

O logotipo é uma ave em voo decorada com um padrão de capulana. É um dos designs mais detalhados nesta lista e, mesmo assim, permanece simples por causa da sua forma base — a ave em voo.

O golpe de génio deste logotipo é notável quando está aplicado na cauda dos aviões. É como se tivesse sido concebido para encaixar-se perfeitamente neste espaço, garantindo o seu reconhecimento em terra e no ar.

TVM — Televisão de Moçambique

“Promovendo Moçambique” (Crédito da Imagem: TVM)

Canal de televisão público de Moçambique.

O monograma da TVM é o resultado perfeito de uma abordagem óbvia. O ecrã de um televisor usa o sistema de cores RGB para produzir as imagens transmitidas por canais televisivos e o design deste logotipo apresenta 3 barras ao invés da letra ‘M’ para representar as cores primárias desse sistema.

Apesar de ter sofrido alguns ajustes geométricos ao longo do tempo, o design inicial permanece e continua relevante dentro da era digital.

HCB — Hidroeléctrica de Cahora Bassa

“O Orgulho de Moçambique” (Crédito da Imagem: HCB)

Empreendimento da geração da energia hidroeléctrica em Moçambique.

Um dos elementos visuais mais fascinantes e reconhecível de uma barragem é a queda de água e a símbolo da HCB ilustram esse visual em 3 linhas. Além disso, tem 4 linhas que ilustram a distribuição de energia gerada pela barragem.

A melhor parte do logotipo da HCB é a capacidade de usar 5 cores distintas sem sobrecarregar o seu design ou arriscar a sua memorabilidade. Isto é possível porque a cor azul serve de foco e as cores da nossa bandeira são o seu suporte — uma forma simples e directa de representar que é “O orgulho de Moçambique”.

CFM — Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique

“Movimentado Pessoas e Bens” (Crédito da Imagem: CFM)

Empresa pública que gere os sistemas ferroviários e portuários moçambicanos.

O logotipo da CFM é ilustra perfeitamente o sistema de mobilidade ferro-portuário usando somente as inicias da empresa. O seu design está enquadrado num rectângulo largo, sugerindo a forma extensa de um comboio, e as iniciais estão inclinadas para a direita, dando ao logotipo uma sensação de movimento.

Por não ter grandes vazios, este é um dos logotipos mais fáceis de incorporar em diferentes materiais e de adicionar elementos complementares a sua volta, sem precisar de comprometer o design inicial.

Cimentos de Moçambique

“O nosso cimento” (Crédito da Imagem: Cimentos de Moçambique)

Líder na produção e comercialização de cimento de alta qualidade em Moçambique.

É simples monograma contendo as iniciais da empresa. O que faz ser icónico são as iniciais conectadas e suas linhas grossas que inspiram solidez e estabilidade — qualidades associadas ao ramo da construção.

Pode-se assumir que este logotipo é um abstrato de um edifício construído, o que reafirma a sua associação com construção de qualidade.


Sobre o autor

DeJerson é um designer gráfico moçambicano que tem branding como sua principal área de competência. Ele opera a maçanzo a partir da Cidade de Maputo. Trabalha como designer independente e já entregou mais de 200 trabalhos a nível local e internacional nos últimos 10 anos para clientes como Agência Signus, Visualst, 16NetO e Wuli Grooming.


Anterior
Anterior

Megadeal de US$ 20 Bilhões entre Adobe e Figma Desmorona devido a Complexidades Regulatórias

Próximo
Próximo

Carregamento Sem Fio para Carros Elétricos: Detroit na Vanguarda da Inovação