Os 10 melhores logotipos de Moçambique
Os melhores logotipos são distintos, memoráveis e têm o privilégio de durar décadas. Muitas vezes, este privilégio é atribuído aos que adoptam um design simples.
Um logotipo simples tem uma forma descomplicada, serve para identificar e não promover um negócio ou organização. Mas, ao longo do tempo, se torna o elemento que carrega tudo que associamos sobre este negócio ou organização.
Com base nestes critérios e um pouco subjectividade, escolhi 10 dos melhores logotipos que são facilmente reconhecidos dentro do território moçambicano. Para cada logotipo, vou procurar fazer uma análise da sua composição e porquê eles funcionam tão bem ao ponto de se tornarem duradouros.
Baía Mall
Centro comercial situado à beira-mar da cidade de Maputo.
O logotipo do Baía Mall é provavelmente o mais recente desta lista, mas este nasceu para ser icónico pelo seu design simples. É um sol pintado em cores vibrantes encontradas na Baía de Maputo.
A presença do sol têm diferentes significados cada um de nós: novo dia, verão, praia, calor, correria, animação, etc — e o logotipo do Baía Mall engloba tudo isso e serve como um sinal inconfundível para atrair clientes.
Dalima
Agência de mídia digital pioneira no mercado de outdoor digital em Moçambique.
O símbolo da Dalima é prova de que as ideias mais simples, muitas vezes, são as melhores. Este design partiu de um ‘D’ com padrão de capulana incorporado para a forma simplificada e ousada de hoje. A forma mantêm-se a mesma, mas a aplicação do logo evoluiu.
A simplicidade deste logotipo permite ser usado como um painel/portal, ou seja, adapta-se a diferentes contextos e conteúdos sem perder a sua silhueta reconhecível. Isto torna-o unicamente apropriado para identificar a Dalima como uma agência focada em publicidade de marcas.
Clean Africa
Prestadora de serviços de limpeza e de lavandaria.
Este logotipo é um golpe de mestre quando se trata de reconhecimento da marca. A limpeza sobrepõe a sujidade e a sua trajetória cria uma silhueta abstrata do mapa de África. Além ser um identificador alinhado com as actividades da empresa, o símbolo representa perfeitamente o seu nome.
O verde-água escolhido é uma cor relaxante que é fácil de associar a água assim como promover a ideia de um ambiente saudável.
Visit Mozambique
Promove destinos e experiências turísticas em Moçambique.
A concha está associada aos ambientes, actividades, culinária e lembranças que podemos encontrar ao longo da costa, ou seja, é forma perfeita para servir de logotipo para esta plataforma.
O detalhe fascinate são os fragmentos ao longo da espiral da concha, porque ilustram folhas de palmeira — planta tropical e abundante ao longo de Moçambique. A concha e as folhas de palmeira fazem a combinação perfeita para representar turismo no mar e na terra.
Maragra Açúcar (Açucareira da Maragra)
Produtora de açúcar mascavo e castanho no distrito da Manhiça.
É comum encontrarmos cana-de-açúcar no design de logotipos ligados ao açúcar, mas nem todos chegam a ser simples, distintos e memoráveis como o da Maragra Açúcar. Este faz uma combinação impecável da inicial ‘M’ e cana-de-açúcar.
Considero este símbolo é um auge de simplicidade por usar só os detalhes essenciais para identificar a marca e, por isso, é facilmente reconhecível e memorável.
LAM — Linhas Aéreas de Moçambique
Companhia aérea moçambicana.
O logotipo é uma ave em voo decorada com um padrão de capulana. É um dos designs mais detalhados nesta lista e, mesmo assim, permanece simples por causa da sua forma base — a ave em voo.
O golpe de génio deste logotipo é notável quando está aplicado na cauda dos aviões. É como se tivesse sido concebido para encaixar-se perfeitamente neste espaço, garantindo o seu reconhecimento em terra e no ar.
TVM — Televisão de Moçambique
Canal de televisão público de Moçambique.
O monograma da TVM é o resultado perfeito de uma abordagem óbvia. O ecrã de um televisor usa o sistema de cores RGB para produzir as imagens transmitidas por canais televisivos e o design deste logotipo apresenta 3 barras ao invés da letra ‘M’ para representar as cores primárias desse sistema.
Apesar de ter sofrido alguns ajustes geométricos ao longo do tempo, o design inicial permanece e continua relevante dentro da era digital.
HCB — Hidroeléctrica de Cahora Bassa
Empreendimento da geração da energia hidroeléctrica em Moçambique.
Um dos elementos visuais mais fascinantes e reconhecível de uma barragem é a queda de água e a símbolo da HCB ilustram esse visual em 3 linhas. Além disso, tem 4 linhas que ilustram a distribuição de energia gerada pela barragem.
A melhor parte do logotipo da HCB é a capacidade de usar 5 cores distintas sem sobrecarregar o seu design ou arriscar a sua memorabilidade. Isto é possível porque a cor azul serve de foco e as cores da nossa bandeira são o seu suporte — uma forma simples e directa de representar que é “O orgulho de Moçambique”.
CFM — Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique
Empresa pública que gere os sistemas ferroviários e portuários moçambicanos.
O logotipo da CFM é ilustra perfeitamente o sistema de mobilidade ferro-portuário usando somente as inicias da empresa. O seu design está enquadrado num rectângulo largo, sugerindo a forma extensa de um comboio, e as iniciais estão inclinadas para a direita, dando ao logotipo uma sensação de movimento.
Por não ter grandes vazios, este é um dos logotipos mais fáceis de incorporar em diferentes materiais e de adicionar elementos complementares a sua volta, sem precisar de comprometer o design inicial.
Cimentos de Moçambique
Líder na produção e comercialização de cimento de alta qualidade em Moçambique.
É simples monograma contendo as iniciais da empresa. O que faz ser icónico são as iniciais conectadas e suas linhas grossas que inspiram solidez e estabilidade — qualidades associadas ao ramo da construção.
Pode-se assumir que este logotipo é um abstrato de um edifício construído, o que reafirma a sua associação com construção de qualidade.
Sobre o autor
DeJerson é um designer gráfico moçambicano que tem branding como sua principal área de competência. Ele opera a maçanzo a partir da Cidade de Maputo. Trabalha como designer independente e já entregou mais de 200 trabalhos a nível local e internacional nos últimos 10 anos para clientes como Agência Signus, Visualst, 16NetO e Wuli Grooming.