USO DO COMPUTADOR E ERGONOMIA։ Um Estudo Sobre as Interações entre o Homem e o Computador

Introdução

O presente artigo aborda a relação entre o uso do computador e as prováveis consequências advindas da postura na utilização deste. Esta temática surge no âmbito dos problemas de dores nas costas, região lombar, braços, mãos, dores de cabeça enfrentados por mim e não só, que são intensificados com o uso prolongado do computador. Elaboramos um inquérito que servirá de embasamento teórico com o objectivo de apreender os sentidos para estabelecer uma relação entre o uso do computador e a ergonomia.

Portanto o presente artigo irá reflectir sobre a postura perante um computador, as consequências da mesma e por fim tirar conclusões derivadas desse conjunto de reflexões.

 

Uso do Computador e Ergonomia

As mudanças actuais no mundo estudantil, interpessoal e até no trabalho, remetem a um novo modo de relações económicas, políticas, sociais e culturais, pois além do avanço constante da tecnologia, esses sectores sociais têm se deparado com os efeitos da pandemia da COVID – 19. Neste sentido a evolução tecnologia e a conjuntura actual acrescida da Pandemia COVID, promove trabalho e estudos em casa o que exigem uma reestruturação e adequação nas relações com diversas ferramentas, nas formas de trabalhar, ou seja, de interagir com os equipamentos em casa ou em qualquer outro ambiente. A maioria dessas mudanças resultaram no acréscimo de trabalhos (escolares e não só) e aumento de ritmo, podendo essas ações causar doenças relacionadas a postura e causar consequências irreversíveis na vida das pessoas.

É assim que surge a necessidade de reflectir em volta dos conhecimentos que poderão solucionar ou minimizar essas consequências.                                                                                                                

A saúde ocupacional do trabalhador, estudante ou qualquer indivíduo que exerça suas funções em frente a um computador é o reflexo de sua postura, movimentos e posições que realiza ao desenvolver essa tarefa. Portanto, quanto mais rotineira é a tarefa, maior a possibilidade de contrair qualquer tipo de doença ocupacionais.

Para a concretização destas pretensões, o artigo ira se debruçar em volta de das interações entre o Homem e o computador.

 

Ergonomia como Área do Conhecimento

A Ergonomia é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e a aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos afim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho global do sistema (FIGUEIREDO E MONT’ALVÃO, 2005, p.90).

Tendo em conta a afirmação supracitada, este questionário observou as seguintes questões:

·      Que postura tem adotado na execução dos seus trabalhos no computador?

·      Quais são os benefícios e consequências dessa postura?

·      Na sua opinião qual seria a postura correcta ao usar o computador?

·      Sobre as consequências da má postura ao usar o computador, quais seriam as possíveis soluções?

 

Figura 1. working-from-home-in-ergonomic-workstation – Fonte: Freepik

Resultados do Inquérito

Questões foram disponibilizadas a um grupo de pessoas, tendo obtido as seguintes respostas:

Na primeira questão observou-se que 75% dos pessoas envolvidos no inquérito relatam que tem adoptado a má postura na execução dos seus trabalhos no computador, sentando em um ângulo abaixo de 90°. Os restantes 25% tem adotado a postura de 90° sentados.

Na segunda questão 75% reconhecem que a postura por eles adotada tem lhes provocado dores nas costas, nos pés, no pescoço, entre outras consequências. E o restante 25% tem evitado lesões com a adoção da postura correcta.

Na terceira questão (100%) convergem na opinião de que a postura correcta no uso do computador e a de 90° e com o monitor na altura do da cabeça para que haja inclinação do pescoço provocando assim dores no mesmo.

Na última questão 100% sugeriram a adoção de intervalos para descanso e relaxamento do corpo e a prática de alongamentos no decorrer desse período do intervalo, evitar a ma postura e ajustar o monitor até a altura dos olhos para que possa evitar mudar o ângulo do pescoço.

Através desse inquérito conseguimos perceber que a maioria das pessoas envolvidas tem adotado a forma incorrecta no uso do computador na posição sentada e com isso provocado diversas doenças e consequências que muitas das vezes são irreversíveis e não é por falta de conhecimento, pois conseguimos perceber também que existe um conhecimento mesmo que ínfimo, das consequências e vantagens que advém da ma postura, da forma correcta e das possíveis soluções, porém a maioria tem ignorado e condenado as suas vidas com as consequências da ma postura.

No entanto há que ressaltar que existe os (25%) que tem conhecimentos da má postura e das consequências mais tem feito de tudo para praticar a forma correcta e assim viver de forma saudável.

A seguir são citadas as vantagens e desvantagens da posição sentada de

acordo com Brasil (2001):

                              Vantagens

                               • baixa solicitação da musculatura dos membros inferiores, reduzindo

                                assim a sensação de desconforto e cansaço.

                              • Possibilidade de evitar posições forçadas do corpo.

                              • Menor consumo de energia.

                              • Facilitação da circulação sanguínea pelos membros inferiores.

                              Desvantagens

                              • pequena atividade física geral (sedentarismo).

                              • Adoção de posturas desfavoráveis: lordose ou cifoses excessivas.

                              • Estase sanguínea nos membros inferiores, situação agravada               

                                quando há compressão da face posterior das coxas ou da panturrilha

                                contra a cadeira, se esta estiver mal posicionada.      

 

A Postura mais Adequada ao Trabalhador

De acordo com Brasil (2001) a postura adequada,

                               é aquela que ele escolhe livremente e que pode ser alterada ao

                                  longo do tempo. A concepção dos postos de trabalho ou da tarefa                                    

                                  deve beneficiar a variação de postura, principalmente a alternância

                                  entre a postura sentada e em pé. O tempo de manutenção de uma

                                  postura deve ser o mais breve possível, pois seus efeitos nocivos

                                  ou não, serão função do tempo durante o qual ela será mantida.

 Através do estudo feito podemos constatar que nem toda postura sentada que o trabalhador ou estudante escolhe é adequada para si, pois decorrente dessa postura tem observado diversas consequências, no entanto constatou se também que a maneira correcta que sentar em frente ao computador é no angulo de 90°, com o monitor na altura dos olhos, com o ante braça apoiado a mesa e com os pés apoiados em um suporte.  

 

Referências Bibliográficas

BRASIL, Ministério do Trabalho. Manual de legislação, segurança e medicina do

trabalho. 71. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

FIGUEIREDO, Fabiana e MONT’ALVÃO, Claudia. Ginástica Laboral e Ergonomia.

Rio de janeiro: Sprint, 2005.

ROCHA, Raquel Aparecida Casarotto, Laerte Sznelwar. Uso do Computador e Ergonimia. São Paulo: 2003.

António José Langa

António José Langa, dedicou-se a formação em Design e Tecnologias das Artes Visuais pela Universidade Pedagógica de Maputo. Sempre em busca da próxima oportunidade de demonstrar o seu potencial criativo, recusando-se a se acomodar, trabalha para garantir que seus trabalhos sejam sempre inovadores, criativos e funcionais. Não importa o que aconteça, sempre encara cada projecto com total entusiasmo e dedicação.

Anterior
Anterior

Viva Magenta é a cor Pantone do ano 2023

Próximo
Próximo

Precisamos Resgatar a Interação com os Artefactos de Design?