XX, XY: Um livro que mostra como a tipografia perpectua estereótipos de género
Para mostrar como é que à tipografia perpectua os estereotipos de género e preconceitos, a designer de tipografias Marie Boulanger escreveu um livro que o intitulou: XX, XY: Sexo, Letras e Estereótipos.
Como ela mesma afirma, "A tipografia é usada como uma ferramenta perigosa para cimentar camadas de estereótipos transmitidos por cada componente do design, como tipo, cor e layout, quando não deveria ser. Por meio da associação, as letras se tornam signos que são instantaneamente percebidos como masculinos ou femininos. Isso tira o foco das qualidades formais das fontes”, e adiciona: "Quando usado assim, o tipo é uma ferramenta muito poderosa e quero mostrar que cabe a nós saber e fazer melhor."
Marie destaca como letras arrojadas e confiantes são frequentemente associadas à masculinidade, enquanto tipografia delicada e ornamental tende a ser considerada feminina.
O livro revela como as associações masculinas e femininas foram formadas ao longo do tempo e explica que é importante desafiar esses preconceitos na indústria do design para trabalhar em prol de um mundo mais justo.
Boulanger argumenta que as fontes de género levam a produtos comercializados para as pessoas de uma forma que reforça os estereótipos.
A capa do livro exibe um alfabeto acinzentado com as letras XX e XY destacadas em preto. Um gradiente rosa para azul foi espalhado ao longo de suas bordas, borrando as duas cores.
Para além de designer, Marie Boulanger é também palestrante, baseada em Londres, com experiência em editoras e agências de branding, na Europa, EUA e Canadá.
As imagens são cortesia de Marie Boulanger