Posterheroes Convida Criativos a Reflectirem sobre a Inclusão Digital

Header.jpeg

Está aberto desde 12 de Maio o concurso internacional Posterheroes, que se propõe, em cada edição, a selecionar quarenta (40) vencedores de todo o mundo e premiá-los com um valor correspondente a 2.500 €. O concurso, que encerra esta sexta-feira, dia 25 de Junho, é organizado pela Associacão Cultural Plug e a Favini S.r.l. em colaboração com a ITC-ILO, e conta, desde a sua fundação com mais de 10.863 pôsteres enviados, de mais de 100 nações diferentes. Os cartazes vencedores são selecionados por um júri composto por especialistas internacionais na área de ilustração, animação, artes, comunicação visual.

Adéla Hanáková | CZE | Imagem: Posterheroes

Adéla Hanáková | CZE | Imagem: Posterheroes

A 10ª edição do concurso desafia os participantes a criarem baseados no tema Inclusão digital. Já que «eventos globais recentes geraram uma nova maneira de ver normalidade, é chamado de “Novo Normal”. A abordagem digital mudou completamente também, e cabe a nós para se adaptar, coexistir todos os dias e criar condições para desenvolvimento orgânico e sistêmico em nossa sociedade. A pandemia ampliou a urgência de contemplar um problema actual: Inclusão digital. Ou seja, todas as actividades visam garantir que indivíduos e comunidades possam igualmente acessar e se beneficiar de oportunidades relacionadas a sistemas informáticos e telecomunicações. E assim, perguntamos: “Estamos nos tornando E-Quals?”.

Todos os dias, mais de 4,5 bilhões de pessoas se conectam online, de acordo com Digital 2020 Reports. Essas pessoas passam mais de 40% do tempo online, para trabalho e lazer. Quase 60% da população global usa a internet. As redes sociais também mudaram drasticamente a paisagem digital. Desde o lançamento do Facebook em 2004 (apenas 17 anos atrás!), cerca de 50% dos habitantes do planeta agora interagem conectados. Estamos a testemunhar uma massa sem precedentes do fenômeno que transformou o nosso modo de vida: de compras e encontros online, acessamos ao conhecimento em apenas um clique. Esses números impressionantes escondem um elefante na sala. Se 60% da população global estiver online, nós assumimos que os 40% restantes (3 bilhões de pessoas) estão desconectadas. Analisando mais detalhadamente este grupo de pessoas, percebemos a distribuição de gênero e status social estão longe de ser iguais. Este instrumento de interconexão criado pelo Homem agora corre o risco de se tornar a causa de maior discriminação e exclusão em nossa sociedade contemporânea.

Essas estatísticas apenas destacam um fragmento do problema enfrentando a exclusão digital vs. inclusão digital. A pandemia global acentuou a exclusão digital, mas também é nosso papel em preencher essa lacuna digital.»

Posterheroes é um concurso internacional sobre design social e comunicação social que solicita à comunidade criativa internacional para expressar mensagens poderosas através de um pôster de 70 × 100 cm sobre questões sociais e ambientais. O concurso, criado em 2010 pela associação PLUG, é aberto a todos e visa envolver de forma particular os jovens e artistas internacionais.

Berenice Martin | FRA | Imagem: Posterheroes

Berenice Martin | FRA | Imagem: Posterheroes

 

As submissões e consulta de regulamento podem ser feitas através do website: posterheroes.org

Anterior
Anterior

Participe da 7ª Edição do Prêmio de Fotografia LIFE FRAMER

Próximo
Próximo

10 extensões do Chrome que todo o designer devia conhecer