Importância do netwoking no design

A socialização sempre foi um dos fundamentos básicos para o crescimento das sociedades e no processo de sua dinamização. Sem isso a sociedade e o individuo não poderiam conseguir os feitos que temos hoje, considerando a socialização a força motora para grupos e os indivíduos, ela está reflectida em qualquer tarefa do ser humano, nas actividades do quotidiano e no seu crescimento para a obtenção de sucesso e bom desempenho.

Imagem: Arquivo interno (Hoje é Hoje)

Imagem: Arquivo interno (Hoje é Hoje)

Para compreendermos o contexto do termo networking é necessário mostrar que desde que as sociedades existem, nos deparamos com muitas ferramentas de socialização em diversas áreas da vida quotidiana, e neste caso, falaremos dela como um instrumento de socialização no sector profissional.

Networking tem origem do termo network do inglês que significa  “Rede e trabalho” uma terminologia usada na linguagem informática para designar sistemas computacionais que se mantém conectados uns aos outros. A palavra é muito usada no ambiente profissional para designar grupo de pessoas que partilham interesses profissionais e realizam trocas de informações e de influências.

Imagem: setcesp

Imagem: setcesp

A diferença entre esses dois termos é que o network está mais ligado no significado substantivo como “rede de contacto” e o networking nomeia a tarefa de cultivar essa rede.

 A tarefa de cultivo de uma rede, tem como objectivo promover uma rede de contacto por meio de eventos ou encontros de grupos de interesses e estabelecer tarefas a fim de executar para manter ou aumentar a nossa rede de contacto de forma saudável.

O networking é usado em várias áreas profissionais, devido aos benefícios que oferece ao indivíduo ou entidade que pretende colher e oferecer experiências.

 

Importância do networking para o design

Sabemos que o design é uma área de conhecimento que envolve processos criativos para além de metodologias científicas específicas para a área, o networking coopera para que o designer tenha uma base sólida de compreensão do mercado em que este está inserido, para se relaccionar de forma certa e criar novos vínculos de rede para além do local de formação ou do seu trabalho.

Criar ou desenvolver um ciclo de conversa em grupo de pessoas que tenha o mesmo interesse é uma nova forma de expandir a rede de contacto, gerando assim oportunidades (podem ser prestação de serviços, trocas de experiências, entre outros) de obter mais informação sobre assuntos relaccionados a área.

Imagem: Arquivo interno (Futurar Maputo)

Imagem: Arquivo interno (Futurar Maputo)

É sempre bom e necessário ter um guia ou passos de como constituir progressivamente um networking, porque só assim poderemos recolher bons resultados e conseguir compreender de que forma podemos melhorar a nossa rede de relacionamento.

 

Participe de eventos e conferências

Não existe a melhor forma para se estabelecer uma rede de relacionamento, porém esta pode ser eficaz. Participar de um evento nos possibilita manter um contacto presencial com pessoas o que nos dá a oportunidade de trocar experiências (neste processo temos de ter em conta que, as pessoas não são meros objectos que as temos com a finalidade de extrair informações que nos interessam, mas são pessoas e temos de estabelecer uma relacção de troca, na medida que recebemos informações.

 

Buscar por informações

Para podermos estabelecer uma relacção de troca, temos de nos dedicar, buscando conhecimento na nossa área, a verdade é que em design nunca paramos de aprender e desenvolver técnicas novas, e através desses requisitos poderemos ter algo por oferecer.

 

Manter o seu contacto activo

A melhor forma de manter o seu contacto activo, é trocando de contactos com participantes, em conferências, eventos, redes sociais e entre outros, o melhor é ter um cartão-de-visita sempre que precisar.

 

Crie conteúdos e partilhe os seus trabalhos

Criar conteúdos ou partilhar os trabalhos, é uma forma de manter informado a sua rede de relacionamento, em relacção as suas actividades, o que possibilita surgimento de recomendações para trabalhos.

 

Busque ter um companheiro para busca de melhores networking

Ter um companheiro para buscas de networking tem as suas vantagens, uma delas é ter alguém que o actualize sobre os eventos, alguém que ajude e recomende os seus trabalhos e enalteça as suas qualidades, e vice-versa.

Imagem: Arquivo interno (DEZAINE Conference)

Imagem: Arquivo interno (DEZAINE Conference)

 

Os benefícios do networking  no design

Em design ninguém cresce sozinho, trocas de experiências são necessárias para quem trabalha na área ou pretende trabalhar, e compreender os benefícios do networking em design é fundamental. E esses benefícios podem ser: criação de novas oportunidades de parcerias, fortalecimento na interdependência em relacção a ajuda, formando um vínculo de confiança, trocas de conhecimento e pontos de vista, actualização de informações e influenciar e ser influenciado.

Compreender a necessidade do networking como uma ferramenta para influenciar no desenvolvimento das nossas redes a nível de design é primordial, para além de trazer vários benefícios para quem actua na área, traz benefícios à própria sociedade em que estamos inseridos e nos ajuda a resgatar o relacionamento de interdependência.

Nilza Dánia da Conceição Ráma

Nilza Dánia da Conceição Ráma é licenciada em Design pelo Instituto Superior de Artes e Cultura - ISArC.

Anterior
Anterior

Fazer o bem ou o mal importa em design?

Próximo
Próximo

Estamos cercados por cavalos de Tróia