Painel Semântico como ferramenta de apoio em projectos de design

Imagem: Limão cravo

Imagem: Limão cravo

Um dos dilemas actuais na área de design gráfico, em relação a concepção de projectos é de trazer atributos abstractos para o mundo de signos. Para isso, muitas vezes podemos invocar o painel semântico como uma ferramenta para sistematização de personalidade de um projecto em linguagem visual.

Semântica é o ramo da linguística que estuda o significado das palavras. Painel semântico ou moodboard é uma técnica que busca traduzir a linguagem verbal, em linguagem não-verbal através de imagens (signos visuais), a fim de ajudar na inspiração e criação de um projecto de comunicação visual. Moodboard que significa painel de humor, esta técnica é usada em várias outras áreas para além de design gráfico.

O designer pode usar esta técnica a fim de sistematizar, de criar um mapa mental de signos visuais, que são usados para traduzir os significados abstractos ou metafóricos de atributos ou informações necessárias para a execução de um projecto. O uso do painel semântico pode ser um agente de criação e de mediação (no sentido de limitar a carga de informação que podemos ter durante o processo de criação de um projecto, impedindo que o projecto tenha elementos desnecessários).

Imagem: Archéjr

Imagem: Archéjr

O painel semântico é composto por elementos visuais que compõem ou representam a essência de um projecto, esses elementos são: cores, texturas, formas, tipografia, cenários, entre outros. Não existe uma regra pré-estabelecida na construção do painel semântico, mas existem critérios necessários a ter se em conta, esta técnica consiste em colecta de informações relativas aos projectos que são, compreensão do problema emergente do projecto, transformação do entendimento verbal da solução do problema em signos, criação de ambiente para a composição do painel e definição das cartelas de cores. Desta forma traduzimos as informações verbais construídas em informações visuais para a criação de um painel de humor.

O painel semântico pode ser feito de duas formas, manualmente (quando buscamos recortes de suportes impressos ou ilustrações de determinadas imagens que estejam ligados ao tema, estes recortes podem ser colados em um painel fixo ou mesmo numa parede, desta maneira a equipe pode visualizar) e digitalmente (quando o painel é construído através de softwares gráficos e que possibilite partilha entre usuários).

Imagem: Ludmila Shevchenko

Imagem: Ludmila Shevchenko

O painel semântico não é uma ferramenta que busca trazer soluções para problemas de design, mas ela ajuda na formulação do problema, organizando e transformando as informações verbais em signos visuais relacionados a personalidade do projecto, a fim de promover um ambiente de estímulo de criatividade o que impulsiona ou desencadeia a inspiração, porque a natureza desta ferramenta é alimentar o ambiente criativo a fim de gerar projectos com significados.

O painel semântico oferece a possibilidade do projecto se tornar singular, para além de ajudar em casos de bloqueio criativo. O painel semântico não se limita a fotografias, cores, tipografias, mas pode também incluir vídeos e sons.

Nilza Dánia da Conceição Ráma

Nilza Dánia da Conceição Ráma é licenciada em Design pelo Instituto Superior de Artes e Cultura - ISArC.

Anterior
Anterior

Office-Pod: o carro-escritório da Nissan para home-office

Próximo
Próximo

Porquê se deve iniciar projecto com o briefing?