Porquê se deve iniciar projecto com o briefing?

Alguns designers, como por exemplo, Stefan Sagmeister, advogam que um designer aprende e se desenvolve melhor no seu campo estudando matérias que não são do seu domínio e pertencentes a outras áreas. Sendo design um campo multidisciplinar, este pensamento parece mostrar-nos como o designer deve preocupar-se, em termos de acesso a informação e possibilidade de aprender novas coisas, para estar melhor posicionado.

No campo de design, é crucial que o profissional, ao entrar em um novo projecto evite, deste modo, ter ideias pré-concebidas. Só desta forma poderá proceder de modo criativo. Entenda-se criatividade, neste caso, como sendo a força motriz da inovação. E a ferramenta ideal para desenvolvimento de resultados criativos é o briefing, processo pelo qual adquire-se informações necessárias para se iniciar um projecto.

Essas informações permitem que o designer se diferencie de um artista, sendo que o primeiro pauta pela objectividade – evita a decoração externa, focando-se, deste modo, nas entranhas que por sua vez podem dar um aspecto belo, determinado pela função – para com o público ao qual o design se destina, e o segundo pelo subjectivismo ou auto expressão e sem preocupação com quem entrará em contacto com o produto final.

Um designer gráfico é, na sua essência, um intermediário entre o emissor e o receptor no que concerne a linguagem visual, responsável por colher, estudar e estruturar uma mensagem de modo a comunicar a um determinado público-alvo de forma clara, objectiva, simples e sem ruídos. E, isso só é possível pelo briefing.



O que é briefing de design?

Já cometi erros de iniciar projectos sem informações completas sobre um projecto, com apenas descrição do trabalho que devia fazer.

O que aconteceu foi que ao apresentar a proposta com todas etapas catalogadas e um resultado logicamente bem estruturado, o cliente disse: gostamos do processo e ele faz muito sentido mas não vai de encontro com o nosso objectivo. Em outras palavras, VOCÊ NÃO ENTENDEU A NOSSA NECESSIDADE.

Neste caso, os culpados não foram os clientes e sim, eu, o designer pois segundo Pitter L. Philips (2009), faz parte das atribuições de designers ter ideias e convencer as pessoas. E, mostrar as vantagens do design para os demais dirigentes da empresa. Atitude essa que tomei depois e submeti o briefing, por escrito. 

Não conheço alguém que goste de ter um trabalho reprovado; num mundo onde procuramos crescer é importante manter-se aberto para não defendermos nossas más acções com base nas emoções que podem nos impedir de ver claramente o problema em questão.

Com isso aprendi duas lições, a primeira é que nunca devemos iniciar um projecto sem antes obtermos as informações que nos vão orientar durante a busca de soluções, e a segunda é que não devemos nos apaixonar com resultados que obtivermos sem antes apresentar ao cliente. Ou se não apaixonarmos, não precisamos de fazer uma apresentação apaixonada, mas objectiva, procurando sempre mostrar como é que a nossa proposta vai de encontro ao problema inicialmente colocado.

O que é exactamente briefing? Entendo por briefing de design como sendo a etapa onde é colhida informações necessária para o desenvolvimento de determinado projecto. 



Porquê devo passar pela etapa do briefing?

Como disse inicialmente, um designer gráfico é responsável por satisfazer as necessidades do seu cliente, ou seja, levar a mensagem de um ponto A de modo que possa ser facilmente descodificada quando chegar a um ponto B.

Como a função de um designer gráfico é também facultar a absorção de informações a um determinado grupo, pode se criar a falsa noção de que, na prática, tudo é facilmente concebível, facto que não corresponde a verdade.

Por vezes pode parecer que o cliente já tem o problema devidamente definido, o que também não constitui a verdade. Entretanto, é responsabilidade de um designer estudar o problema até as suas entranhas de modo a conhecer o problema, o que facilitará na elaboração de uma abordagem criativa no processo. Tudo isso deverá ser feito com base nas informações obtidas no acto de colecta de informações ou dados; o briefing.


Nota:

O uso de briefing ajuda no encurtamento de tempo de pesquisa e execução de um projecto, porque se trabalha apenas com informações necessárias, delimitadas, neste caso. E não existe uma fórmula única para elaboração de briefing, e eles variam consoante o tipo de projecto. Briefing ajuda também na possibilidade de se obter ideias originais e criativas como consequência do estudo da natureza de um problema bem estudado.

Aboubakar Bin

Aboubakar Bin é designer gráfico, pesquisa e escreve conteúdos relacionados a design gráfico, natural de Maputo. Estudante de licenciatura em design no ISArC. É fundador do podcast Design informa.

Anterior
Anterior

Painel Semântico como ferramenta de apoio em projectos de design

Próximo
Próximo

Psicologia das cores como fundamento para linguagem visual