Redefinindo o metal: arte sinérgica do escultor nigeriano Dotun Popoola
Dotun Popoola é um escultor sinérgico de metal, de nacionalidade nigeriana, conhecido pela sua habilidade em obras de arte através de elementos metálicos descartados, que incorporam formas e significados em suas criações.
Nascido em 1981, Dotun, cuja jornada artística começou pela sua paixão desde a infância, possui um Diploma Nacional em Pintura e Artes Gerais pela Auchi Edo, onde se formou como melhor aluno em pintura e artes gerais da instituição, em 2004.
Com o seu trabalho, o artista treinou em muitos estúdios de arte, e as suas obras foram descritas por estudiosos como esculturas de metal sinérgicas híbridas.
Popoola participou de vinte e nove exposições colectivas, quatorze exposições conjuntas e quatro exposições individuais com vários prémios e reconhecimento aos seus créditos, tanto nacional quanto internacionalmente.
Em 2009 o criador sinérgico ganhou o Prémio Director Geral de Melhor Artista do ano na primeira competição de artes da National Youth Service Corps, NYSC.
O transformador do lixo em tesouros e em rubis apareceu, em 2018, na Feira Internacional de Arte da África Ocidental, ARTX Lagos, e representou a Nigéria na primeira exposição de sucata no Catar 2019 e no Global Art Festival em Gujarat, Índia 2020.
Na consciencialização das suas obras, o artista facilita oficinas de artes para estudantes, profissionais, Organizações Não Governamentais, instituições de saúde, hospícios, orfanatos, centros de reabilitação, escolas locais e internacionais.
Seu trabalho é uma fusão notável de estilos e influências, através da incorporação da tradição africana e toques contemporâneos internacionais com a exploração de temas como identidade, cultura e natureza, provocando reflexões em volta da sociedade.
Em 2021 o artista estava entre os 100 jovens africanos pioneiros a receber os prémios do Royal African Young Leadership Forum, RAYLF, concedidos pela iniciativa de divulgação Global de sua Magestade imperial, o Ooni fr Ife, Ooni de Adeyeye Enitan Ogunwunsi Ojaja II realizada no Oduduwa Hall da Universidade Obafemi Awolowo.
Na sua página do Instagram, uma vez o escultor partilhou a história em relação a sua trajetória, afirmando que os que deviam ser uma fonte de motivação e incentivo do seu trabalho, tornaram-se numa grande ameaça ao seu sonho, pela negatividade que as pessoas transmitiam em prol do reconhecimento do seu trabalho.
No mesmo post, o artista avançou que o seu sucesso tornou-se possível graças ao propósito que Deus tem na sua vida, e com o apoio das pessoas que acreditam verdadeiramente no seu trabalho.