Uso dos personas como ferramenta de design

Fonte: searchenginejournal.com

Para quem usa o design thinking como metodologia em seus projectos, com certeza  sabe o que são personas. Mas não faz mal recapitular.

No Design Thinking, a pesquisa é a primeira fase, também conhecida como fase de empatia, e é nesta fase que se aborda o uso dos personas e estes são tidos como personagens fictícios, que são criados com base em uma pesquisa para representar os diferentes tipos de usuários que podem usar um serviço, produto, site ou marca de maneira semelhante.

Ao usar os personas como uma ferramenta de design você pode transformar dados complexos do usuário ou consumidor em material visualmente tangível e de simples compreensão.

Seguem abaixo algumas dicas de como se pode usar as personas como ferramenta  de design.

Fonte: dribbble.com

1.  Colecta de dados

Colecte o máximo de conhecimento possível sobre os usuários. Realize pesquisas de usuários de alta qualidade de usuários reais em seu grupo de usuários-alvo.

 

2.  Forme uma hipótese

Com base em sua pesquisa inicial, você formará uma ideia geral dos vários usuários dentro da área de foco do projecto, incluindo as maneiras pelas quais os usuários diferem uns dos outros.

3.  Todos aceitam a hipótese

O objectivo é apoiar ou rejeitar a primeira hipótese sobre as diferenças entre os usuários. Você pode fazer isso confrontando os participantes do projecto com a hipótese e comparando-a com o conhecimento existente.

 

4.  Estabeleça um número

Você decidirá sobre o número final de personas, que faz sentido criar. Na maioria das vezes, você deseja criar mais de uma persona para cada produto ou serviço, mas sempre deve escolher apenas uma persona como foco principal.

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5.  Descreva as personas

O objectivo de trabalhar com personas é poder desenvolver soluções, produtos e serviços com base nas necessidades e objectivos de seus usuários.

Certifique-se de descrever as personas de forma a expressar compreensão e empatia suficientes para entender os usuários.

Você deve incluir detalhes sobre a educação do usuário, estilo de vida, interesses, valores, objectivos, necessidades, limitações, desejos, atitudes e padrões de comportamento. Adicione alguns detalhes pessoais fictícios para tornar a persona um personagem  realista. Dê um nome a cada uma de suas personas. Crie de 1 a 2 páginas de descrições para cada persona.

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6.  Prepare situações ou cenários para suas personas

Esse método de persona envolvente é direcionado à criação de cenários que descrevem soluções. Para isso, você deve descrever uma série de situações específicas que podem desencadear o uso do produto ou serviço que você está a projectar.

Em outras palavras, as situações são a base de um cenário. Você pode dar vida a cada uma de suas personas criando cenários que as apresentam no papel de um usuário. Os cenários geralmente começam colocando a persona em um contexto específico com um problema que ela deseja ou precisa resolver.

 

7. Obtenha a aceitação da organização

É uma linha comum em todas as dez etapas que o objectivo do método é envolver os participantes do projecto. Assim, o maior número possível de membros da equipe deve participar no desenvolvimento das personas, sendo importante obter a aceitação e o reconhecimento dos participantes das diversas etapas. Para conseguir isso, você pode escolher entre duas estratégias: você pode pedir a opinião dos participantes  ou deixá-los participar activamente do processo.

8. Disseminar conhecimento

Para que os participantes utilizem o método, as descrições das personas devem ser divulgadas a todos. É importante decidir com antecedência como você quer disseminar esse conhecimento para quem não participou directamente do processo, para futuros novos elementos da equipe e para possíveis parceiros externos.

A disseminação do conhecimento também inclui como os participantes do projecto terão acesso aos dados.

9. Preparação de Cenários

Personas não têm valor em si, até que a persona se torne parte de um cenário – a história sobre como a persona usa um produto futuro – ela não tem valor real.

10. Faça ajustes contínuos.

O último passo é a vida futura das descrições de persona. Você deve rever as descrições regularmente. Novas informações e novos aspectos podem afectar as descrições.

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Às vezes, você precisaria reescrever as descrições de persona existentes, adicionar novas personas ou eliminar personas desactualizadas.

 

Conclusão

Este processo parece entediante, mas na prática é mais simples do que se imagina, ao seguir estes passos você poderá fazer com que os seus projectos de design tomem uma direcção cada vez mais próxima do desejado, pois já terá envolvimento ainda que fictício e isso pode te tornar uma solução de design mais robusta ou ajudar a sua equipe a ter bons insights em cada projecto desenhado.

Carlos Botomane

Carlos Botomane é licenciado em Design e Tecnologia das Artes Visuais pela Universidade Pedagógica, trabalha na área há 4 anos. É estudante de Design de Experiência de Usuário (UX Design). Para além de design é apaixonado por cozinha, leitura, conversa, música e agricultura.

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