Wondaleaf: o primeiro preservativo unissexo do mundo

O ginecologista malaio John Tang criou um preservativo feito de  poliuretano  que pode ser usado por homens e mulheres durante o sexo . O preservativo unissexo Wondaleaf pode ser usado interna ou externamente por homens e mulheres graças a uma folha adesiva termoplástica pegajosa ao longo de um lado do preservativo. O design unissex foi classificado pelo ginecologista como uma "inovação mundial".

Ele pode ser preso à base de um pênis e usado externamente como um preservativo tradicional. Alternativamente, ele pode ser virado do avesso, preso ao redor da vagina e inserido dentro.

O preservativo em si é feito de poliuretano transparente, comumente usado em curativos. O material tem apenas 0,03 milímetros de espessura. Tang, que fundou a Twin Catalyst Sdn Bhd, a empresa que fabrica os produtos Wondaleaf, desenvolveu o preservativo depois de perceber que muitas de suas pacientes tinham problemas para encontrar um anticoncepcional adequado.

Ele espera que o preservativo unissex proporcione "empoderamento universal não discriminatório" para os usuários.

 

"Dia após dia, sou confrontado com pacientes que sofrem os efeitos colaterais dos métodos anticoncepcionais", disse Tang a Dezeen. "Nós realmente queremos mudar isso", acrescentou. "Talvez ao fornecer empoderamento universal e protecções duplas abrangentes, o preservativo unissex Wondaleaf será capaz de ajudar a ampliar nossa conversa sobre este dilema."

 

O preservativo unissex foi projetado para oferecer aos usuários mais proteção contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) do que os preservativos existentes, já que as abas adesivas cobrem uma superfície mais ampla ao redor dos órgãos genitais.

“O preservativo unissex Wondaleaf é basicamente um preservativo regular com uma protecção adesiva extra que fornece um meio de fixação para o preservativo enquanto ao mesmo tempo cobre as áreas adjacentes para proteção extra”, disse Tang.

 

O ginecologista também afirma que o preservativo tem menos probabilidade de "escorregar" durante as actividades sexuais, pois fica literalmente grudado na pele do usuário.

Os benefícios adicionais do preservativo incluem que ele é seguro para pessoas com alergia ao látex, pois, ao contrário da maioria dos preservativos, ele não é feito de látex.

De acordo com Tang, desenvolver o preservativo unissex Wondaleaf provou ser uma tarefa mais complexa do que se pensava inicialmente. O designer teve que considerar como fazer um preservativo que fosse fácil de fabricar e confortável para o usuário.

"Ele precisa ser fino, macio, flexível, resistente, à prova d'água e, a maior dificuldade de todas, criar uma bolsa não adesiva de terceira dimensão com uma protecção adesiva integral que se estende perpendicularmente a partir da extremidade aberta da bolsa", explicou ele.

“A parte adesiva do preservativo unissex deve estar bem coberta antes da implantação, e durante a implantação, deve aderir devidamente ao períneo, sem rugas e não grudar em si mesmo”.

Cada pacote do Wondaleaf vem com dois preservativos. Ele está actualmente disponível online para clientes da Malásia e será lançado internacionalmente no final deste mês, após outras aprovações regulatórias.

 

Anterior
Anterior

World Press Photo Contest 2022 

Próximo
Próximo

Como foi criado o logo da TV Globo