Arquitectura: Concurso Iceland Lake Mývatn Community House

Dois municípios da Islândia, nomeadamente: Skútustaðahreppur e Þingeyjarsveit, pretendem se fundir no maior município do país. A nova região cobrirá cerca de 12.000 quilômetros quadrados e abrigará mais de 1.200 pessoas. Esta nova região no norte da Islândia procura ser um exemplo para o resto do país e do mundo em termos de sustentabilidade. Como tal, procurará operar uma economia circular.

Uma economia circular está focada em compartilhar, emprestar e reutilizar materiais, produtos e recursos o máximo possível. Ao contrário dos modelos económicos lineares tradicionais, que muitas vezes são rotulados como “pegar, fazer, desperdiçar”, uma economia circular opera com o máximo possível de resíduos e energia sendo usados ​​em outras áreas. Isso é especialmente importante, pois o município possui grandes áreas de terra que precisam ser restauradas com o uso de fertilizantes, tremoço e plantio de árvores.

O concurso Iceland Lake Mývatn Community House é realizado em parceria com Sveinn Margeirsson, prefeito de Skútustaðahreppur. Os participantes são convidados a enviar projectos para uma casa comunitária que serviria como um excelente exemplo do impacto positivo de uma economia circular na região e em toda a Islândia. A casa da comunidade seria, portanto, o principal local da região para comércio, compartilhamento e reciclagem de materiais e recursos, a fim de exemplificar como funciona uma economia circular.

Mývatn é a região espetacular no norte da Islândia que abriga algumas das maravilhas naturais mais inspiradoras do país e é considerada a Capital da Aurora Boreal da Islândia. A região dos lagos abriga o quarto maior corpo de água da Islândia, o Lago Mývatn, que tem 36,5 quilômetros quadrados e abriga uma riqueza de maravilhas naturais e vida selvagem. [Img-topo] – Lago Mývatn; [img-esquerda] – Vulcão Hverfjall; [img-center] – Gruta de Grjótagjá; [img-right] – Banhos Naturais de Mývatn


Os participantes são convidados a focar seus projectos em torno do conceito de economia circular – a sustentabilidade e a reutilização de materiais devem estar no centro dos projectos apresentados. A casa da comunidade será um recurso para moradores e turistas, fornecendo desde educação até armazenamento e empréstimo de materiais e equipamentos.

Como o conselho de Skútustaðahreppur está a planejar a construção deste edifício, os projectos vencedores precisarão ser únicos, criativos e práticos, ao mesmo tempo em que adoptam totalmente o espírito de uma economia circular.

Os participantes são convidados a focar seus projetos em torno do conceito de economia circular.

A competição é aberta a todos . Não é exigida qualificação profissional. As propostas podem ser desenvolvidas individualmente ou por equipes (máximo de 4 membros da equipe). Todas as informações enviadas pelos participantes devem estar em inglês.

Datas importantes

Data limite para inscrição: 21 de Abril, 2022

Data limite para submissão de projectos: 26 de Maio, 2022 (23H59 GMT+0)

Anúncio dos vencedores: 7 de Julho de 2022

Saiba mais aqui.

Anterior
Anterior

Paradigmas do Design: do Designer Tradicional ao Designer do Futuro

Próximo
Próximo

Sankofa: O desafio do ensino do Design gráfico em Moçambique