DEZAINE Conference 24’ reflecte sobre a “Inteligências”

Numa edição que marca a passagem do quinto ano da primeira conferência sobre o design, a inovação e a criatividade, a DEZAINE Conference propõe-se a reflectir à volta da Inteligência Artificial no contexto moçambicano.

O evento está agendado para dia 15 de Agosto, nas instalações do Centro Cultural Franco-Moçambicano, a partir das 15h30.

 

O tema inteligências surge da necessidade de ter um espaço de debate sobre como uma ferramenta como a IA pode interferir ou contribuir para um trabalho estável; discutir o essencial e sobre como pode se usada como uma verdadeira assistente no dia-a-dia. Pretende-se que seja também um espaço de questionamento sobre a necessidade, sobre os limites e fronteiras.

Nunca tivemos nas últimas décadas tanto aparato tecnológico como temos hoje. A rapidez com que a inteligência artificial (IA) invadiu as nossas vidas foi tão grande que, ainda hoje procuramos nos recuperar dessa inércia, tentamos compreender o que é de facto a IA, enquanto isso, ela se aprimora, tornando-se mais complexa, com o risco de, quando finalmente a compreendermos, as ferramentas estarem mais distantes da nossa compreensão. Como seres humanos temos uma inteligência própria. Estamos constantemente a aprender a conhecer essa grande e complexa ferramenta chamada cérebro, ao mesmo tempo que é preciso conhecer, conectar e integrar as nossas habilidades e necessidades ao novo caminho criado por uma inteligencia que é artificial. – Afirma Mélio Tinga, diretor executivo da conferência.

 Entre os convidados estão nomes como: Thiago Fonseca, Alfredo Cuanda, Ruben Morgado, Matateu Ubisse, Melchior Ferreira, Marta Vânia Uetela, Cleiton Michaque, Silke Guiamba, Arlindo Manga, Arune Cartolaine, Abel Baloi e Abneusa Otefania.

 

A DEZAINE Conference é um evento internacional criado para celebrar e reflectir sobre o design contemporâneo, organizado pela DESIGN Talk. O evento representa a crença no poder do design, da criatividade e da inovação para transformação social, cultural e económica, através de um diálogo franco e um pensamento crítico.

Próximo
Próximo

Premiação internacional em 24 horas de pintura