Inclusão, Igualdade e Diversidade - A Nova Identidade Visual da Visa
A Visa lançou hoje a sua nova marca, um trabalho desenvolvido pelo estúdio de design global Mucho. Com esta nova identidade pretende-se mudar a percepção de a Visa ser vista “apenas como uma empresa de cartão de crédito”.
Criar consistência mundial e manter o reconhecimento da empresa de 60 anos era vital. Este trabalho enfatiza a importância de modernizar a aparência, direcionando a marca para um mundo cada vez mais digital. Rob Duncan, director de criação do Mucho explica, por exemplo, que apesar de altamente reconhecível, a identidade visual anterior não funcionava nos pontos de venda, especialmente em cenários digitais. Enquanto o design do logotipo foi mantido o mesmo, a paleta cromática foi actualizada para contar uma nova história sobre a marca – “evoluída, mais brilhante e mais dinâmica”. A intenção era que também fosse mais visível no espaço digital.
Para um toque mais inovador, o estúdio criou um símbolo de marca usando elementos que sempre estiveram lá: “Ao separar a marca Visa de dentro das barras, criamos um 'símbolo de igual', reforçando assim a mensagem de acesso orientada para o propósito da Visa, inclusão, igualdade e diversidade. O resto do sistema é construído a partir dessas três faixas simples de azul, branco e amarelo, bem como a proporção de terços”, disse Rob. Usando este símbolo de marca actualizado como base, ampliou-se a proporção de cores em um novo ícone modular e sistema de ilustração para contar histórias envolventes por meio da ilustração.
“Trabalhar com corporações é sempre um desafio, pois elas são uma entidade tão grande”, diz Rob. “É fácil para o processo de design terminar em um cenário de 'projecto por comitê' e, muitas vezes, grandes ideias são diluídas para agradar a todos em todos os lugares. É inevitável que este rebrand seja comparado ao recente e excepcional rebrand Mastercard . Embora a Mastercard tenha feito um óptimo trabalho ao simplificar seu símbolo para funcionar muito melhor em tamanhos menores e em plataformas digitais, acreditamos que o novo símbolo Visa alcança isso e muito mais.”
Em outra parte da nova identidade, o Mucho criou uma nova tipografia, humanista, chamada Visa Dialect, projectada especificamente para aumentar o reconhecimento da marca. Em vez de adicionar uma linguagem gráfica supérflua ao sistema de identidade, o estúdio concentrou-se em usar criativamente o novo tipo de letra, mostrando o Visa Dialect muito grande e cortando as letras. Finalmente, em uma tentativa de centralizar os clientes em todas as áreas de comunicação da Visa, um estilo de recorte existente de fotografia de retrato foi aumentado com imagens de estilo editorial sem margens.