OS INFORMAIS, uma banda desenhada moçambicana de ficção futurista
Encontra-se disponível desde finais de 2021 Os Informais, banda desenhada originalmente moçambicana, criada com o objectivo de despertar o gosto pela leitura, entreter, mas também estimular o pensamento crítico sobre o desenvolvimento social.
Os protagonistas d’Os Informais são um grupo de trabalhadores informais, nomeadamente: Esmalte, Maninha, Miopia, Esticão e o pequeno Paito, protegidos, nas emergências por uma velha curandeira (Orera), apresentando assim, um cenário próprio, original e que ajuda o leitor a identificar-se com o seu contexto real.
Os Informais representam, muito mais do que uma história em banda desenhada, a luta pela justiça, num contexto social em que um Partido Capitalista Assumido reprime e domina, representando os dois pólos opostos, de quem sofre a reprensão, mas também de quem reprime.
“Desenhada por jovens moçambicanos para jovens moçambicanos, a banda desenhada Os Informais, apesar de ser uma ficção futurista, acaba por espelhar de forma satírica inúmeras problemáticas relevantes do contexto local. Temos como principal objectivo o interesse em despertar o gosto pela leitura e dar voz ao sector informal. Através d'OS INFORMAIS damos voz a este sector que emprega mais de 50% da população moçambicana em diferentes áreas.”, afirma a equipa por detrás do projecto.
A banda desenhada, na versão impressa é suportada pela equipa da Anima, estúdio criativo baseado em Maputo, e pode ser adquirida na loja Animateka, Restaurante Kwetu, Livraria Mabuko, Restaurante Flor de Café.
Mais informações:
+258 84 5245 007