O hiperrealismo nas esculturas de Ron Mueck

Fonte: hauserwirth.com

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Ronaldo de Oliveira Mueck é um dos mais impressionantes artistas contemporâneos, autor de obras distintas, enormes e realistas, e por causa destas características incomuns elas são objecto de muita atenção, nas suas exposições, mas também num meio tão extenso como é a internet, dando-o uma visibilidade para todo o mundo. O seu interesse por este tipo de escultura está ligado ambiente em que cresceu e aos interesses que foi desenvolvendo no meio familiar.

Ron Mueck (1958), nasceu em Malbourne, Austrália. Trabalha na Grã-Bretanha. Ainda novo esteve envolvido em um cenário em que os pais contruíam brinquedos, a mãe bonecos de pano e o pai bonecos de barro. Antes de estar envolvido com esculturas, Mueck trabalhou como fabricante de marionetas para televisão e filmes infantis.

Com o passar do tempo o artista desenvolveu interesse em escultura realista, cuja diferença com humanos reais, está praticamente no tamanho. A primeira reacção que se tem perante uma obra de Ron Mueck é de espanto e a admiração ao observar a capacidade de construir detalhes. Se é realmente uma obra de arte, Mueck afirmou uma vez: "Jamais quis ser um escultor. Não sei bem porque faço isto mas não me imagino a fazer outra coisa. Não me considero um artista, isto é simplesmente a única coisa que sei fazer."

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Em 2002 sua escultura mulher grávida, foi comprada pela National Gallery of Australia por $800,000, o que equivale a cerca de 59.624.000 de meticais, hoje. A escultura Dead Dad, de 1996, que ele expôs na Sensation, foi um dos factores para sua notoriedade. Nela, ele retrata o corpo nu de seu pai pouco tempo após a morte (que ele não pode presenciar), é perfeito em cada ruga e em cada pelo. A obra é do tamanho do corpo de uma criança, o que dá uma estranha sensação. Impressionou tanto os críticos de arte na época que partir daí, Mueck participou de diversas exposições individuais e colectivas na Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos. Foi um dos seleccionados para expor seu trabalho em outro evento polêmico, o Millenium Dome, em Londres, além de ter participado da 49ª Bienal de Veneza.

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Mueck quase sempre usou látex nas suas criações com objectivo de retratar a textura da pele e do corpo humano. Depois cresceu em si o desejo de ter algo mais preciso e resistente. Depois de observar um detalhe numa loja de arquitectura, conheceu um novo material, a resina de fibra de vidro. A partir daí esse material passou a ser matéria-prima das suas obras. Os pelos e cabelos naturais são colocados um por um, e dando impressão de estar a crescer.

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